Notícias
Oficina de transcrição de páginas de rosto em latim
O Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) abre sua agenda de eventos para o segundo semestre de 2023 com a quinta edição da "Oficina de Transcrição de páginas de rosto em latim", ministrada pelos professores Fábio Frohwein de Salles Moniz (UFRJ) e Prof.ª Lucia Pestana da Silva.
Datas: 15 e 17/08/2023 (aulas 1 e 2) e 23 e 25/08/2023 (aulas 3 e 4), respectivamente terça e quinta-feira e quarta e sexta-feira. A oficina será totalmente online e gratuita, com direito à certificação para os inscritosque participarem efetivamente do evento nos dias e horários previstos. Além das aulas teóricas e práticas, os participantes terão acesso a material didático.
Horário: 15h – 17h
Inscrições: Plataforma Even3
Público-alvo: bibliotecários, arquivistas, historiadores, museólogos, pesquisadores e estudantes de letras e das áreas citadas.
Local: Canal do YouTube da FBN
Informações: planor.eventos@bn.gov.br
Ementa
A Oficina de Transcrição de Páginas de Rosto em Latim tem por objetivos oferecer rudimentos sobre a grafia do latim em obras raras e sensibilizar o participante para a problemática dos sinais diacríticos, variações gráficas, símbolos e redução em impressões dos séculos XV-XVIII. Ideal para bibliotecários, arquivistas, bibliófilos e interessados em história do livro.
Fábio Frohwein de Salles Moniz tem doutorado em Literatura Brasileira e em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Língua e Literatura Latinas do Departamento de Letras Clássicas da Faculdade de Letras da UFRJ. Docente fixo do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Coordenador do projeto de extensão Núcleo de Documentação em Línguas Clássicas, realizado em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional. Coordenador no programa de extensão ALAcer: Ações com Livros em Acervos. Coeditor da revista Calíope: Presença Clássica. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Clássicos da Fundação Biblioteca Nacional. Vice-líder do grupo de pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional. Bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP-FBN) em 2020-2021 com a pesquisa O Glossário do Silêncio: palavras, expressões, versos e poemas expurgados na coleção Ad usumDelphini. Principal interesse em doutrinas gramaticais do séc. XV, em fenômenos de transmissão do texto latino clássico e em tradução de obras renascentistas de expressão latina. Publicações mais recentes e relevantes: ?Latin is alive? in thePoet: The PresenceofLatinity in Carlos Drummond de Andrade, The ClassicalTradition in PortugueseandBrazilianPoetry (Cambridge Scholars Publishing), 2022; O Latim nas Obras Raras: contexto e fundamentos teórico-metodológicos de um curso de latim instrumental para bibliotecários, Anais da Fundação Biblioteca Nacional, 2022; Um manifesto do humanismo renascentista: tradução da epístola introdutória e do proêmio do livro I das Elegantiae Linguae Latinae de Lorenzo Valla, Revista Translatio (2021); Glossário latim-português de impressores de incunábulos (primeira parte), Floração: Revista de Crítica Textual do LABEC UFF (2021); A construção de um glossário de topônimos latinos no Brasil (em coautoria com Lucia Pestana da Siva), Rónai: Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios (2019); O sistema nominal latino nos RudimentaGrammatices, de NiccolòPerotti (em coautoria com MarcelleMayne Ribeiro da Silva), Rónai: Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios (2019); O ritual das Lemúrias nos Fastos de Ovídio: tradução performativa (em coautoria com Walace Pontes de Mendonça), Calíope: Presença Clássica (2019).
Lucia Pestana da Silva tem Mestrado em Letras Clássicas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Português-Latim também pela UFRJ. Foi monitora do Departamento de Letras Clássicas da UFRJ. Atuou nos projetos de extensão "Cursos de Línguas Abertos à Comunidade (CLAC), "Os Clássicos no Acervo de Obras Raras da FBN" e "Núcleo de Documentação em Línguas Clássicas". Atualmente, é doutoranda em Letras Clássicas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ.