Notícias
Evento gratuito será aberto ao público e terá transmissão ao vivo no YouTube
BN Convida | Livros sobre a história da Biblioteca Nacional serão lançados na próxima quinta-feira (27)

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – promove na próxima quinta-feira, 27 de março, a partir das 14h30, o lançamento de três publicações que abordam a história da instituição. O evento acontece no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, e contará com as presenças dos autores para um bate-papo com o público. A entrada é gratuita e haverá transmissão ao vivo pelo YouTube (@fundacaobibliotecanacional).
O lançamento é uma parceria da FBN com o grupo de pesquisa “Sociedade, Memória e Poder”, e lançará os seguintes títulos: “A Biblioteca e a Nação: entre catálogos, exposições, documentos e memória” (Ed. Appris), de Carlos Henrique Juvêncio; “O Bibliotecário Perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional" (Biblioteca Nacional, 2ª edição), de Ana Paula Sampaio Caldeira; e “A Biblioteca Nacional: instituição, coleções e imaginário social” (Ed. Fino Traço), com organização conjunta dos pesquisadores e professores Ana Paula Sampaio Caldeira e Carlos Henrique Juvêncio.
O livro “A Biblioteca e a Nação: entre catálogos, exposições, documentos e memória” busca compreender os caminhos e descaminhos na construção do imaginário social acerca do que é a Nação brasileira pela Biblioteca Nacional - tendo como objeto de estudo os conteúdos dos Anais da Biblioteca Nacional, os acervos nominados “Memória do Mundo” pela Unesco e as exposições em comemorações a efemérides nacionais.
A publicação “O Bibliotecário Perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional" traça uma espécie de perfil daquele que pode ser considerado o mais importante diretor da Biblioteca Nacional (BN) no século XIX. Ramiz Galvão estabeleceu na instituição uma série de padrões, técnicas e procedimentos biblioteconômicos, numa época em que a ciência da organização de acervos não estava plenamente estruturada. Foi durante sua gestão que a BN deu passos decisivos rumo a sua modernização.
Já o livro “A Biblioteca Nacional: instituição, coleções e imaginário social” convida os leitores a conhecerem melhor a trajetória, os acervos e os atributos reais e simbólicos que fazem da BN uma multidão de bibliotecas em si mesma. O livro é fruto da participação dos autores no “I Encontro Sociedade, Memória e Poder”, realizado na BN entre 18 e 20 de abril de 2023.
Sobre os autores
Ana Paula Sampaio Caldeira é graduada em História e mestre em História Social (UFRJ), além de doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC/ FGV. Sua tese de doutorado deu origem ao livro "O bibliotecário perfeito - o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional", cuja 1a edição foi publicada em coedição pela FBN e pela Edipucrs. É professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, onde trabalha com temas relacionados à história da historiografia, à história dos intelectuais e ao ensino de história.
Carlos Henrique Juvêncio possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É doutor (2016) e mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília (UnB). Foi funcionário da Biblioteca Nacional (2004/2010) nas divisões de Manuscritos, Música e Arquivo Sonoro e Publicações Seriadas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense.
Serviço: Lançamentos na Biblioteca Nacional
Data: 27de março (quinta-feira).
Hora: 14h30.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim).
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=XGuPdHTbSOc
*Evento gratuito.