Notícias
Fundação Biblioteca Nacional e a Ricercare Editora convidam para o lançamento do livro História da música no Brasil de Vincenzo Cernicchiaro
A Fundação Biblioteca Nacional e a Ricercare Editora convidam para o lançamento do livro História da música no Brasil de Vincenzo Cernicchiaro, a realizar-se no dia 22 de novembro de 2022 às 11:00 no Auditório Machado de Assis da FBN (Rua México s/nº, entrada pelo jardim).
Reconhecida hoje como um dos mais importantes marcos da historiografia musical brasileira, a ‘Storia della musica nel Brasile’ de Vincenzo Cernicchiaro é obra ainda insuficientemente conhecida ou compreendida. Escrito em italiano e impresso em Milão em 1926, não obstante a cidadania brasileira do autor, o livro cedo converteu-se em peça fundamental dos estudos musicais brasileiros, informando todas as gerações posteriores de musicólogos do país.
Figura de proa da vida musical do Segundo Reinado e da Velha República, com prestígio e força atuante junto às suas mais importantes instituições e personalidades nas múltiplas funções de violinista, compositor, professor, diretor de orquestra e por fim de crítico-historiador, Cernicchiaro testemunhou um dos mais ricos períodos da história da música do país. Tal experiência, determinando sua forma mentis e a orientação geral de seu trabalho de pesquisa, levou a uma história marcada tanto por uma severa crítica da música coeva, quanto por um desmedido louvor de compositores de tempos pregressos, com a notável figura de Carlos Gomes ao centro.
Ao livro de Cernicchiaro faltava, porém, uma edição crítica e traduzida que o tornasse acessível a pesquisadores, estudantes e interessados lusófonos; preenchendo esta lacuna, a edição dos professores da Escola de Música da UFRJ Giulio Draghi e João Vidal vem somar ao clássico texto um estudo introdutório inédito e centenas de notas explicativas. Com apresentação de Antonio Alexandre Bispo, professor da Universidade de Colônia e presidente do ISMPS (Institut für Studien der Musikkultur des Portugiesischen Sprachraumes), a publicação foi realizada pela Ricercare Editora em coedição com a Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro através do Edital de Chamada Pública nº 02 CPE-2018.