2021 - Projetos Institucionais
Periódicos Literários: publicações efêmeras, memória permanente
O objetivo primeiro desta pesquisa é estudar publicações periódicas que tratam de Literatura, avançando nas investigações a propósito das relações entre aquele modelo de publicação e o campo literário nacional. Entre suas atividades tecnológicas está a indexação de periódicos literários nacionais, com o desenvolvimento de instrumentos de indexação e um banco de dados. A sua inserção como produtora de ações de conservação, produção e divulgação da Cultura e da Memória nacional se afirma na publicação de uma página do projeto no site da BNDigital.
Pesquisadores
Irineu E. Jones Corrêa, Maria Cristina Cardoso Ribas, Maria Ione Caser da Costa, Maria do Sameiro Fangueiro da Silva, Raquel França Ferreira, Iza Therezinha Quelhas e Fernando Monteiro de Castro jr
Memórias da Revolta da Armada
O objetivo geral do projeto é avaliar o processo de construção de uma memória política da Revolta da Armada a partir do acervo existente nos setores de manuscritos, periódicos e obras gerais da Fundação Biblioteca Nacional. Com base na documentação disponível na Biblioteca Nacional, busca-se analisar quais as estratégias utilizadas pelos seus protagonistas para a construção e disseminação de memórias sobre este evento e de que maneira tais memórias foram ressignificadas entre 1893 e 1950.
Por uma Babel de sensações: consumo cinematográfico, repertórios e hierarquização social no Rio de Janeiro e em São Paulo (1896-1916)
A Biblioteca Nacional detém a maior coleção de periódicos da América Latina, o que a torna uma instituição de referência para várias áreas do conhecimento e possibilita a realização de grandes levantamentos de informações dispersas nesses materiais. No caso do cinema brasileiro, esta coleção torna-se primordial em vista do desaparecimento de todos filmes brasileiros até 1908 e da sua pouca preservação até meados dos anos 1920.
Este projeto pretende realizar um levantamento dessas fontes contidas pelos periódicos depositados na Biblioteca Nacional para avaliar como o cinema inseriu-se no projeto de nação encampado pelos ideólogos da Primeira República e de que modo o consumo cinematográfico foi acionado como um marcador social das diferenças na transição para uma sociedade de classes.
Optamos pelo recorte das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo pelo fato de a primeira ser a então Capital Federal, abrigando a maior população na virada entre os séculos XIX e XX e sendo o maior mercado para o cinema no período. Por sua vez, o foco em São Paulo auxilia-nos a localizar alguns cruzamentos entre a imigração massiva, um desenvolvimento urbano marcado pela interferência corporativa nas decisões públicas e a ida ao cinema como um momento de reafirmação de hierarquias sociais.
Perfil do Pesquisador: https://bn.academia.edu/PedroLapera
Projeto “Acervo de História Oral da FBN”
Visando aprofundar o conhecimento sobre a Biblioteca Nacional, a mais antiga instituição de memória do Brasil, o presente projeto de pesquisa reúne uma série de depoimentos orais de servidores a fim de produzir inédita base de dados qualitativos que servirá como fonte histórica sobre o processo de construção da memória e identidade desta instituição que hoje conhecemos por Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
Com base na metodologia definida pelo campo da História Oral, o projeto concentra-se inicialmente na realização de entrevistas com os servidores mais antigos da FBN, que se encontram próximos da aposentadoria ou recém-aposentados.
Tendo em vista a grande quantidade de servidores recém-aposentados ou em condições de aposentadoria – em torno de 40% do corpo funcional –, a perspectiva da evasão de memórias que abarcam os últimos trinta anos de história institucional é uma realidade. O projeto ancora-se assim na urgência de uma instituição com a grandiosidade da Biblioteca Nacional, e centralidade para a memória nacional, não prescindir de salvaguardar a sua própria memória.
Equipe de pesquisa:
Christianne Theodoro de Jesus;
Lia Ramos Jordão;
Raquel França;
Rafaella Bettamio (coordenação).
Perfil da pesquisadora coodenadora:
http://lattes.cnpq.br/7801655541033064
https://bn.academia.edu/RafaellaBettamio
Políticas de leitura no Rio de Janeiro contemporâneo
O projeto objetiva mapear as políticas públicas de fomento à leitura realizadas no estado do Rio de Janeiro entre 1990 e 2019, visando identificar e catalogar informações sobre ações, programas e projetos desenvolvidos neste estado, que compõem o acervo da Casa da Leitura/FBN. Em um trabalho de arqueologia do conhecimento sobre políticas de incentivo à leitura, buscamos traçar o perfil destas políticas, explicitando seus escopos e analisando os contextos nos quais foram formuladas, implementadas e avaliadas, objetivando, com isto, contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas de fomento à leitura e, consequentemente, a promoção do letramento e da produção e difusão de tecnologias e inovação no país.
Projeto desenvolvido com apoio da FAPERJ (APQ1).
Uma coleção fin-de-siècle e belle-époque, no acervo de livros editados entre 1880 e 1920
O projeto é constituído por uma investigação prospectiva sobre livros editados e publicados no país, entre 1880 e 1920, pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional brasileira, na perspectiva do estabelecimento de uma coleção de obras literárias e de humanidades. O período, conhecido como fin-de-siècle e belle-époque, caracterizou-se por grandes mudanças nas artes, na literatura em especial. O trabalho pretende localizar, identificar, anotar, conservar e restaurar, digitalizar e publicizar no catálogo e no portal digital da instituição os seus resultados, num universo inicialmente projetado em 300 títulos. Ao final, será proposta uma metodologia de trabalho com acervos finitos, através da articulação de produção tecnológica e teórica, fazendo das práticas do projeto um campo de pesquisa para diferentes áreas de produção de conhecimento – Ciências da Informação, Ciências Humanas e Sociais e Letras & Artes.
Pesquisadores:
Irineu E. Jones Corrêa, Thais Helena de Almeida Slaibi, Fabio Biangolino Teixeira Lima e Amanda de Souza
Percepções e críticas sobre a transformação do Rio de Janeiro, da saída da capital à fusão de 1975
Proposta de pesquisa que analisa a noção de capitalidade no Brasil entre as notícias acerca da mudança da capital e a construção de Brasília nos anos 1950, passando pelo período da dupla capitalidade oficiosa entre 1960 e 1974, e, a fusão da Guanabara com o antigo estado do Rio de Janeiro, em 1975. Além do olhar panorâmico sobre as transformações políticas no Brasil e no Rio de Janeiro nesse período, o estudo observa como agentes políticos, partidos, intelectuais e demais vozes da opinião pública refletiram sobre o tema da capitalidade. Tendo como referência periódicos da Hemeroteca Digital Brasileira, a pesquisa mobiliza termos como “mudança da capital”, “capital/capitalidade”, “fusão” e a seleção de alguns intérpretes daquele momento capazes de expressar os significados desses acontecimentos políticos.
O conteúdo da pesquisa foi apresentado em sessão dos Seminários do CPE, de 17 de setembro de 2021