2017 - Projetos Institucionais
Periódicos Literários: publicações efêmeras, memória permanente
O objetivo primeiro desta pesquisa é estudar publicações periódicas que tratam de Literatura, avançando nas investigações a propósito das relações entre aquele modelo de publicação e o campo literário nacional. Entre suas atividades tecnológicas está a indexação de periódicos literários nacionais, com o desenvolvimento de instrumentos de indexação e um banco de dados. A sua inserção como produtora de ações de conservação, produção e divulgação da Cultura e da Memória nacional se afirma na publicação de uma página do projeto no site da BNDigital.
Pesquisadores
Irineu E. Jones Corrêa, Maria Cristina Cardoso Ribas, Maria Ione Caser da Costa, Maria do Sameiro Fangueiro da Silva, Raquel França Ferreira, Iza Therezinha Quelhas e Fernando Monteiro de Castro jr
A Coleção Brazil's Popular Groups na Biblioteca Nacional: uma perspectiva sócio-histórica
Análise sócio-histórica sobre a coleção Brazil's Popular Groups (BPG), que integra o acervo de Publicações Seriadas da Fundação Biblioteca Nacional. A coleção reúne grande variedade de folhetos, periódicos e cartazes relacionados a movimentos sociais brasileiros, produzidos entre os anos 1960 e 2016, adquiridos e organizados pelo escritório de representação da Library of Congress no Rio de Janeiro e microfilmados na sede da instituição, em Washington, D.C., a partir dos anos 1980. O objetivo principal da pesquisa é imprimir visibilidade à historicidade da coleção, às influências sócio-políticas de contextos internacionais refletidas em sua organização e a alguns dos significados que lhe foram atribuídos ao longo de sua existência.
A Biblioteca Nacional na crônica da cidade
A proposta do projeto é recolher, organizar e apresentar em forma de livro determinados registros encontrados no próprio acervo da Biblioteca Nacional que façam referência à Biblioteca ao longo da história do Rio de Janeiro, evidenciando o panorama único de inserção urbana e geográfica da Instituição.
O projeto possui um olhar inédito sobre a importância e história da Biblioteca e sua memória, como participante da dinâmica literária, cotidiana, espacial e lírica da cidade. A pesquisa ainda aborda a recepção da Biblioteca no Rio de Janeiro, exemplificando como ela foi apropriada por seus leitores, frequentadores, moradores do Rio, turistas e visitantes.