O Desenho Geométrico como disciplina escolar no Rio de Janeiro: uma história de 1890 a 1964
Jorge Alexandre dos Santos Gaspar
Bolsista Mestrando
Trata-se de uma pesquisa em história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990; JULIA, 2001), que volta seu olhar ao ensino de Desenho, em especial, do Desenho Geométrico, na cidade do Rio de Janeiro no período entre a Proclamação da República e o início do governo militar de 1964. Toma como principais fontes algumas obras didáticas (CHOPPIN, 2004) existentes no acervo da Biblioteca Nacional (BN) e que possivelmente circularam no período. Busca-se levantar a formação e influências recebidas pelos autores, analisa-se legislações em função do panorama educacional apresentado à época, e as propostas curriculares de estabelecimentos, tais como o Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) e o Colégio Pedro II (CP II). Objetiva-se localizar marcos históricos que revelem alterações sofridas na cultura escolar e, particularmente, na história do ensino de Desenho no Rio de Janeiro no intervalo temporal em estudo.
Conteúdo relacionado
PRODUTO FINAL do projeto de pesquisa
O Desenho Geométrico como disciplina escolar no Rio de Janeiro: uma história de 1890 a 1964