Mapeamento da Produção Literária em Artes Visuais para público Infanto-Juvenil (1990-2008)
Claudia Maria Mauad de Sousa Andrade
Bolsista Nível 2 - Graduada
A produção de livros sobre artes visuais para o público infanto – juvenil e a presença de imagens do universo da arte no ensino da mesma vem ganhando terreno nas últimas duas décadas, paralelamente às discussões sobre a Arte como área especifica de conhecimento no currículo escolar.
A necessidade, por parte dos profissionais ligados a arte-educação, de um aprofundamento sobre cada uma das modalidades artísticas e suas articulações, bem como o conhecimento de artistas, objetos artísticos e suas histórias fez com que a produção literária em artes visuais crescesse consideravelmente a partir da década de 1990.
A pesquisa aqui apresentada realizou um mapeamento da produção bibliográfica sobre artes visuais voltada para o público infanto-juvenil a partir da década de 1990 até a atualidade, buscando verificar que conceitos sobre arte e projetos editorias foram privilegiados. Foram listados aproximadamente duzentos livros, classificados segundo critérios metodológicos e analisados em uma abordagem contemporânea das artes visuais. A pesquisa avaliou as características específicas dos livros de artes visuais e de que maneira podem ser apropriados por crianças e jovens contribuindo, ou não, para uma educação estética significativa.
O mapeamento e a avaliação qualitativa dos livros e coleções foram utilizados como fonte de pesquisa no Programa de Modernização de Bibliotecas da Fundação Biblioteca Nacional, realizado entre agosto e outubro de 2008, da qual fui coordenadora da Área de Artes e Multimídia, integrando a Comissão Especial de Normatização.