A música na imprensa luso-brasileira (1808-1822)
Humberto Amorim Neto
Bolsista Residente
Inicialmente previsto para mapear, transcrever e discutir exclusivamente as fontes relativas às práticas, discursos e universos simbólicos que envolveram a chegada e a difusão do violão no Brasil, o projeto - ao cumprir tal propósito ainda com a pesquisa em andamento - incluiu em seu bojo uma série de discussões mais amplas sobre as atividades musicais captadas por nossa embrionária imprensa nas primeiras décadas do século XIX. Foram levantadas, transcritas e analisadas criticamente todas as incidências sobre a música nos periódicos luso-brasileiros pioneiros, concatenando-as a outras fontes e à bibliografia disponível sobre o assunto. Espaços de atuação (igrejas, praças, palácios, teatros, etc.), personagens (Marcos Portugal, António da Silva Leite, professores, escravos, dentre outros) e dinâmicas sociais, religiosas, políticas, econômicas e culturais (comércio, escravidão, modalidades de ensino, etc.) foram temáticas suscitadas e debatidas no bojo do livro, alargamento o conhecimento sobre o campo específico e suas áreas correlatas (História, Sociologia, Comunicação Social, Literatura). O resultado é um passeio cativante e aprofundado sobre as funções e papeis que a música desempenhou em um dos mais intensos períodos da história do Brasil: o ínterim compreendido entre a chegada da Família Real portuguesa (1808) e a Proclamação da Independência (1822)
Conteúdo relacionado
Comunicação apresentada na 2ª Jornada de Pesquisadores publicada nos Anais 135-136 da FBN
Silva Leite e a circulação de peças para guitarra inglesa no Brasil Oitocentista
Perfil
Humberto Amorim e as origens do violão no Brasil
Evento