Publicação em destaque
Glossário Ilustrado de Livros Raros e Acervos de Memória
A Biblioteca Nacional (BN) promoveu no dia 9 de agosto de 2023, em sua sede no Centro do Rio, o evento de lançamento do Glossário Ilustrado de Livros Raros e Acervos de Memória. Elaborado no âmbito do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), pelas servidoras Andréa de Souza Pinheiro, Rosângela Rocha Von Helde e Sílvia Fernandes Pereira, o glossário é a primeira publicação do gênero da BN – instituição que é referência no Brasil nesta área. O evento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da BN e o glossário pode ser acessado gratuitamente em nosso site.
- Saiba mais
Publicação visa contribuir para a padronização
O glossário inclui mais de cem verbetes e um conjunto diversificado de imagens que apresentam o que há de mais fascinante e curioso na terminologia aplicada a livros raros e acervos de memória. Em formato interativo, traz hiperlinks que remetem a imagens e fontes bibliográficas do acervo da BN Digital e em domínio público, em sua maioria.
O projeto começou a ser elaborado a partir da necessidade, diagnosticada pela equipe da BN, de uma ferramenta técnica e especializada que elencasse informações padronizadas e contribuísse para a catalogação, elaboração de notas bibliográficas e descrição de livros raros e acervos de memória. A crescente demanda por consultorias técnicas prestadas pelo PLANOR levou à constatação de uma carência – por parte de instituições e profissionais que trabalham com acervo raro e de memória – de publicações que os auxiliem no entendimento e descrição de seus itens.
“O glossário é uma publicação diferenciada, de grande valor editorial, única em sua forma, necessário instrumento de pesquisa e de trabalho, ferramenta de padronização terminológica, além de fonte inestimável de conteúdo informativo. Apesar de ter sido pensado inicialmente para uso e público bem específicos, tem um público potencial muito maior – como é o caso de profissionais da área de editoração, designers, artistas plásticos, colecionadores e apaixonados por livros em geral – uma vez que seu título e aplicação podem ser técnicos, mas o conteúdo é de interesse coletivo”, afirma Carolina Balo, designer responsável pelo projeto gráfico.
A equipe da BN pesquisou diferentes fontes de informação: anais, artigos técnicos, catálogos, dicionários, dissertações, enciclopédias, glossários, livros, manuais, normas técnicas, sites, vocabulários, e contou também com consultorias especializadas.
Outras publicações