Notícias
Coleções da Seção de Manuscritos | Belarmino Carneiro
A Coleção Belarmino Carneiro abriga vários documentos interessantes, destacando-se os periódicos manuscritos com datas entre o final do século XIX e o início do XX.
Seu titular é o político, poeta e jornalista Belarmino Carneiro Cavalcanti de Albuquerque (Pau D`Alho, PE, 1847 – Rio de Janeiro, 1918), que trabalhou como comerciante e guarda-livros em Recife até 1887, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Ali se tornou telegrafista do jornal “O País” e começou a escrever artigos nesse periódico, além de colaborações para outros, inclusive estrangeiros, como “O Comércio de Portugal”, de Lisboa, e “La Cronica”, de Buenos Aires. Ainda no tempo do Império, envolveu-se em questões políticas, defendendo a causa abolicionista e o regime republicano. Já na República, foi eleito deputado constituinte por seu estado natal e participou da elaboração da Constituição promulgada em 1891. Anos depois, viria a atuar como secretário de Alfredo Pinto, chefe de polícia do Rio de Janeiro durante o governo de Afonso Pena, e diretor do almoxarifado da Saúde Pública.
Belarmino Carneiro fundou dois periódicos: “O Tempo”, em parceria com Antônio Leitão e Verediano de Carvalho, e “Os Anais”, ao lado de Domingos Olímpio e Valfrido Ribeiro. Colaborou ainda com “A Semana” e publicou dois livros: “Poesias” (1907) e “Escritos Diversos” (1909). Faleceu em outubro de 1918, durante a epidemia de gripe espanhola.
A coleção Belarmino Carneiro na Biblioteca Nacional foi adquirida em diferentes datas, ao longo de quase um século. Entre 1878 e 1906, livros, manuscritos, periódicos e estampas entraram por meio de doação; em 1972, o “Album artistique, poesie, dessin et musique: 1883-1912”, contendo 113 documentos de vários tipos, foi adquirido por compra a Vera Leão Carneiro. A coleção tem cerca de 3.400 documentos no total e está dividida entre as seções de Iconografia, Periódicos e Manuscritos.
Dentre os mais curiosos itens da coleção, destacamos os jornais manuscritos. Alguns tinham sido transferidos para a Coleção Imprensa no Brasil, mas em 2017 foram reintegrados à Belarmino Carneiro. São vários títulos: “A Braza”, “A Setta”, “O Prego”, “O Mosquito”, entre outros. Contando muitas vezes com ilustrações ou, pelo menos, ornamentação nas letras e no aspecto gráfico, tais periódicos, quase sempre, contêm principalmente notícias e artigos políticos, mas também poemas, crônicas, charadas, receitas e curiosidades.
A Coleção Belarmino Carneiro está parcialmente digitalizada e pode ser consultada através da BN Digital e da Hemeroteca Digital. Também na BN Digital, o dossiê “Periódicos e Literatura” traz uma série de artigos que analisam os jornais manuscritos, título a título. Entre os jornais, ilustra o post o jornal “O Prego”, um dos poucos que não traz artigos políticos. O periódico está acessível através do link da BN Digital
https://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1309054/mss1309054.pdf
Ana Lúcia Merege
(Seção de Manuscritos)