Tecnologia da Informação
A Coordenação de Tecnologia da Informação é a responsável em dar suporte aos processos de negócios informatizados, subsidiando os dirigentes da FBN com informações estratégicas para apoio à tomada de decisão.
A Coordenação de Tecnologia da Informação também se posiciona como orientadora de novas soluções aderentes às políticas, diretrizes e estratégias da Fundação Biblioteca Nacional.
Competências
I. Supervisionar e gerir os recursos Tecnologia da Informação da FBN;
II. Coordenar a elaboração, análise e execução dos Planos e as Políticas de Tecnologia da Informação, subsidiando a alta administração no âmbito estratégico e operacional;
III. Elaborar, implementar monitorar e revisar periodicamente o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da FBN;
IV. Prospectar, desenvolver e coordenar projetos concernentes aos sistemas de informação e à infraestrutura tecnológica da FBN;
V. Planejar, coordenar e supervisionar as atividades necessárias à sustentação dos serviços de Tecnologia da Informação da FBN;
VI. Supervisionar a prestação de suporte técnico, a utilização e a operação dos recursos computacionais da FBN;
VII. Informar, orientar e apoiar as unidades da FBN quanto ao cumprimento da Política de Segurança da Informação e da cultura de segurança cibernética da instituição;
VIII. Planejar, coordenar e supervisionar a execução das atividades relacionadas ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP no âmbito da FBN;
Com base nos instrumentos delineadores da estratégia geral da FBN, foi desenhada a estratégia da Coordenação de TI, contendo Missão, Visão, Valores e Objetivos, a saber:
Missão
“Prover soluções de tecnologia da informação com foco na preservação e acesso ao patrimônio bibliográfico e documental brasileiros.”
Visão
“Ser reconhecida pela excelência em oferecer soluções de tecnologia da informação de forma ágil, confiável e inovadora agregando valor aos processos de negócio da instituição.”
Valores
▪ comprometimento;
▪ agilidade (resposta rápida a mudanças);
▪ foco no usuário;
▪ inovação;
▪ uso racional e compartilhado de recursos;
▪ resiliência;
▪ melhoria contínua;
▪ proatividade;
▪ trabalho em equipe, colaborativo e flexível;
▪ proteção de dados e informações;
Objetivos Estratégicos
▪ OE.1 SERVIÇOS PÚBLICOS DIGITAIS - Ampliar a oferta de serviços públicos digitais.
▪ OE.2 INFRAESTRUTURA / SERVIÇOS - Prover e evoluir a infraestrutura tecnológica que garanta a oferta de serviços de TI.
▪ OE.3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Aprimorar as soluções tecnológicas e os sistemas de informação corporativos.
▪ OE.4 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – Promover ações para melhorar e evoluir a Segurança da Informação.
▪ OE.5 PROCESSOS DE GESTÃO E GOVERNANÇA - Aprimorar a Gestão e a Governança de TIC, processos de aquisições, contratações, capacitação, comunicação e colaboração.
Downloads
Política de Segurança da Informação 2022-2026
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2023-2024
Metodologia de Desenvolvimento de Software Ágil
Processo de Desenvolvimento de Software
Estratégia de Uso de Software e Serviços de Computação em Nuvem da FBN