Grupos de Pesquisa
Grupos de Pesquisa certificados pela FBN
A gramatização no Brasil: língua e construção da nacionalidade – 1820 a 1930
Líderes do Grupo: Irineu Eduardo Jones Corrêa e Jose Carlos Santos de Azeredo
O grupo investigará o processo de gramatização da língua portuguesa no Brasil, enquanto integrado à construção da nacionalidade. O corpus privilegiado é formado por obras do acervo da FBN. O período central para os estudos vai de 1820 até 1930, considerando a elevação do país à condição de Reino Unido até a consolidação da República no século XX. Projeta-se o estabelecimento de um espaço interdisciplinar de pesquisa entre Linguística, Letras e Artes e outras áreas das Humanidades. Entre seus objetivos e metas estão: a) estabelecer marcações sobre o desenvolvimento da gramatização, b) estabelecer uma coleção de gramáticas, dicionários e documentos referentes ao tema, c) desenvolver estudos específicos sobre as obras, d) integrar-se a outras pesquisas, visando à formação de pesquisadores. São produtos almejados a publicação dos resultados dos estudos especializadas, a edição de guias para a coleção, a indicação de obras para digitalização ou reedição e a proposição de um dossiê digital.
ARS - Arte, Realidade e Sociedade
Líderes do Grupo: Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina e Irineu Eduardo Jones Corrêa
O grupo busca a construção de um espaço interdisciplinar, abrindo conexões com as Artes Visuais, a História do livro e da imprensa.
Propõe investigações voltadas para as relações entre o texto literário e as artes de representação visual, os processos discursivos de posicionamento enunciativo (Maingueneau) e da posição no campo (Bourdieu), as representações sociais do objeto estético, os modos de produção e circulação do texto literário (Chartier & Martin, Mollier, Thérenty) rompendo com abordagens de literaturas nacionais, em uma perspectiva histórica fundamentada nos trabalhos de Foucault, com especial atenção à pesquisa em fontes primárias.
Crítica Textual
Líderes do Grupo: Maria Olívia de Quadros Saraiva e Fábio Frohwein de Salles Moniz
A Crítica Textual estuda a produção, transmissão e recepção do texto em seus diversos suportes escritos, atentando para as diferentes versões e edições de uma obra. Ocupa-se da comparação entre manuscritos, impressos e outros documentos que mostrem como um texto se modifica ao longo da sua transmissão. O referido grupo de pesquisa articula interdisciplinarmente a discussão teórica da Crítica Textual com investigações acerca de obras e coleções integrantes do acervo da Fundação Biblioteca Nacional.
Linguagem e Discursos da História
Líder do Grupo: Luiz Barros Montez
Linguagem e Discursos da História (LIEDH) é um núcleo universitário que congrega professores e estudantes voltados para a pesquisa do uso da linguagem em contextos historiográficos. Ou, visto por outra perspectiva, ele reúne estudiosos dos problemas de representação da história e da historiografia relacionados com o discurso e a ideologia e consubstanciados na linguagem. O núcleo desenvolve todas as suas atividades em caráter interdisciplinar, conquanto fundado epistemologicamente sobre duas áreas específicas bem determinadas no contexto da comunicação humana e de suas trocas simbólicas: a dos estudos de Língua e Literatura, por um lado, e a dos estudos de Epistemologia e Metodologia da História, por outro lado. O Grupo realizou três Colóquios interdisciplinares, respectivamente em 2010, 2015 e 2019, que deram origem a quatro livros e inúmeros artigos e publicações. Desde sua fundação o LIEDH tem estabelecido contatos e parcerias com diversas universidades no Brasil e do exterior.
Núcleo de Estudos Clássicos da FBN
Líderes do Grupo: Fábio Frohwein de Salles Moniz e Rainer Guggenberger
No acervo da FBN, há muitos itens biblioteconômicos escritos em latim ou grego, que não somente cobrem significativo período do conhecimento científico ocidental, bem como da história do Brasil, e registram, em línguas clássicas, nossa memória tipográfica. Mas os bibliotecários da FBN não dispõem, geralmente, de qualificação técnica e acadêmica para lidar com essa massa documental, seja devido às dificuldades impostas pelo idioma, seja pela especificidade de conteúdos relacionados à Antiguidade Clássica, Idade Média ou Renascimento. Este grupo de pesquisa visa, portanto, promover a integração entre pesquisadores de Letras Clássicas de universidades brasileiras e estrangeiras para o tratamento, resgate, difusão e produção de conhecimento a partir do acervo da FBN.
Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente
Líderes do Grupo: Maria Cristina Cardoso Ribas e Raquel França Ferreira
O grupo investiga a presença da literatura nas publicações seriadas (jornais, revistas e panfletos), trabalhando na perspectiva de considera-la como um conceito complexo, em constante interação com outras linguagem e campos sociais. Privilegia a pesquisa em fontes primárias, em especial aquelas do acervo da Biblioteca Nacional.
Projeta-se a construção de um espaço interdisciplinar de pesquisa em Letras, em diálogo intenso com as áreas de Biblioteconomia, Sociologia e História. Sem restringir a busca de outras articulações teóricas, sua produção está integrada aos estudos sobre o campo simbólico, de Pierre Bourdieu (1992), e sobre os processos discursivos, de Dominique Maingueneau (1996), considerando-se, ainda, a interveniência de uma concepção historiográfica construída a partir das propostas originárias de Marc Bloch e da Escola dos Annales (2001). A presença de elaborações de autores brasileiros convergentes com estas perspectivas é igualmente considerada.
Ressonâncias do Decadentismo na Belle Époque brasileira
Líderes do Grupo: Flora De Paoli Faria e Sonia Cristina Reis
O Grupo "Ressonâncias do Decadentismo na Belle Époque brasileira" focaliza o seu estudo na averiguação dos recursos estéticos no contexto cultural brasileiro das duas primeiras décadas do século XX, que configuraram o repasse do Decadentismo na produção de escritores como Gonzaga Duque, Afrânio Peixoto, Medeiros e Albuquerque, João do Rio e Elysio de Carvalho. Mediante o ajuste de aferições críticas fornecidas pelo ensaísta italiano Mario Praz, o Grupo procura fortalecer um enfoque teórico interdisciplinar, aplicado à análise das modalidades de representação que - no cenário do chamado "Pré-Modernismo brasileiro" - protocolaram o dandismo decadentista da figura do esteta, a partir de combinações com o movimento artístico do "Art-Nouveau". O Grupo conta com a participação de docentes-pesquisadores pertencentes aos quadros de universidades brasileiras e estrangeiras.
Grupos de Pesquisa parceiros da FBN
Laboratório de Estudos sobre Formação de Professores e Ensino de História - LEFOPEH
Instituição do grupo: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Líderes do Grupo: Paulo Eduardo Dias de Mello e Angela Ribeiro Ferreira
O LEFOPEH desenvolve pesquisas que integram a formação de pesquisadores na iniciação científica e na pós-graduação - mestrado profissional em Ensino de História. São duas as linhas de pesquisa desenvolvidas que se entrelaçam: 1) Formação de professores de História; 2) Currículo, Livro Didático e Materiais Didáticos para o Ensino de História. Os objetivos do grupo são: a) investigar a formação de professores de História em sua historicidade; b) realizar levantamentos e organizar acervos físicos e digitais de currículos, livros didáticos e materiais didáticos para o Ensino de História; c) recolher e analisar toda a legislação produzida acerca da formação de professores de História, currículos, livros didáticos e materiais didáticos para o ensino de História;d) investigar os processos de produção, circulação e usos de currículos, livros didáticos e materiais didáticos tendo como foco o estado do Paraná e suas relações com contexto nacional e internacional.
Território, Ciência e Nação
Instituição do grupo: Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
Líderes do Grupo: Moema de Rezende Vergara e Rundsthen Vasques de Nader
Formação de profissionais na área de História e História das Ciências no Brasil, com ênfase em compreender a história nacional a partir da produção científica. Uma vez que a grandeza do território é um dos elementos do sentimento de nacionalidade no Brasil, esse grupo de pesquisa procura investigar a interseção entre a formação territorial e a ciência, principalmente no Império e Primeira República. Paralelamente, objetivamos tornar acessível ao público o conhecimento da história da ciência no Brasil, por meio de divulgação em mídias sociais, exposições e cursos para professores do Ensino Fundamental e Médio, entre outras iniciativas.
GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática
Instituição: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática
Líderes do Grupo: Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e Profa. Dra. Neuza Bertoni Pinto
O GHEMAT desenvolve projetos de pesquisas que têm como objetivo produzir história da educação matemática. Buscando seus referenciais teóricos na História, para a produção de objetos, para a promoção de operações com documentação a ser transformada em fontes de pesquisa, e, por conseguinte, submissão de seu texto a regras de controle pela comunidade de historiadores, de historiadores da educação e historiadores da educação matemática.
Em abril de 2018, foi criado o GHEMAT-Brasil um grupo associado de pesquisadores de diferentes estados brasileiros interessados no desenvolvimento de projetos coletivos de investigação. Constituindo uma verdadeira rede de pesquisas, esse Grupo associado faz uso de um repositório de conteúdo virtual, para armazenar documentação vinda de diferentes partes do país, com a finalidade de subsidiar estudos sobre história da educação matemática brasileira.
Páginas: GHEMAT Brasil: www.ghemat-brasil.com.br GHEMAT-SP: https://www.ghemat.com.br