O que é?
Apoio financeiro no valor de R$ 5.100,00 pago em uma única parcela pelo Governo Federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul.
Quem tem direito?
As famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios em situação de calamidade ou emergência.
Como vai funcionar
- O município envia para o Governo Federal os dados de cada família, informando seus membros e o endereço completo. Aqui, ele deve identificar o nome do responsável pela família, de preferência uma mulher.
- A pessoa identificada como responsável pela família acessa o sistema, clicando no botão Sou Cidadão acima. Ela vai precisar usar sua conta GovBr para confirmar os dados.
- Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento.
- As pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.
Atenção!
Os dados cadastrais fornecidos para o processo de concessão do presente Apoio Financeiro poderão ser compartilhados com a EMPRESA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DA PREVIDÊNCIA - DATAPREV e com a CAIXA ECONÕMICA FEDERAL. Os dados cadastrais compartilhados serão apenas aqueles estritamente necessários para operacionalização e crédito do benefício, com fundamento na Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018) e no Acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal no âmbito da Ação Direta de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 695.
Passam a integrar a lista as seguintes cidades: Mampituba, Tavares, Torres, Glorinha, Chuí, Horizontina e Cerro Largo. Ao todo, dos 497 municípios gaúchos, 451 podem solicitar o benefício para cada família. Confira AQUI a lista completa de municípios.
Saiba mais
Dúvidas?
1. Quando vou receber?
A data do pagamento depende do envio das informações pelos municípios, o processamento dos dados, e a confirmação dos dados pela família. Quanto antes a prefeitura enviar os dados e a família confirmar no sistema, mais rápido o dinheiro entra na conta.
O cadastro das famílias, feito pelas prefeituras, foi prorrogado até o dia 15/09. Após a data, as famílias cadastradas pelos municípios continuarão tendo os processos analisados, uma vez detectado e confirmado o direito ao benefício.
2. Preciso abrir conta bancária?
Não. A Caixa Econômica abrirá uma conta poupança social digital automaticamente em nome do beneficiário. Se a pessoa já tiver conta na Caixa, o dinheiro será depositado nessa conta. O Auxílio Reconstrução é pago em parcela única para cada família afetada pelo desastre.
3. Sou beneficiário do Programa Bolsa Família. Vou receber o auxílio reconstrução?
O auxílio reconstrução é voltado para famílias que tiveram que sair de suas casas e buscar abrigos ou ir para casa de amigos e parentes devido às chuvas e perderam parte ou todos seus bens. Beneficiários do Bolsa Família que estiverem nessa situação poderão receber o auxílio.
Lembrando que: Beneficiários do Bolsa Família que não estiverem nessas situações, não são elegíveis para o auxílio reconstrução.
4. Estou recebendo seguro-desemprego. Posso receber o auxílio reconstrução?
Sim. Se for morador de área atingida informada pela prefeitura, teve que sair de sua casa e perdeu bens com a chuva, você poderá receber o auxílio reconstrução.
5. Preciso estar no Cadastro Único para receber o auxílio reconstrução?
Não. Para receber o auxílio, basta a prefeitura informar os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas das áreas atingidas, com endereço completo comprovado.
6. Moro na mesma casa com minha esposa e filhos. Nós dois temos direito de receber o auxílio reconstrução?
Não. Cada família pode receber apenas um auxílio reconstrução. O recebimento de mais de um auxílio reconstrução por família constitui fraude, sujeito a sanções penais e cíveis cabíveis, além de ressarcir à União o valor do Apoio Financeiro recebido.
7. Como vou saber se a prefeitura enviou dados da minha família?
Desde o dia 27/05, os dados estão disponíveis para acesso no site do Auxílio Reconstrução, usando login e senha do GovBr. Neste sistema você será informado se os dados de sua família já foram enviados.
8. Serei avisado para entrar no sistema para confirmar os dados?
Recomendamos que acesse o sistema periodicamente. Além disso, sugerimos que baixe o aplicativo do GovBr em seu celular e o mantenha atualizado.
9. Existe alguma regra para uso do dinheiro?
Não. O Auxílio Reconstrução é uma ajuda do Governo Federal para que as famílias possam retomar suas vidas, para quem perdeu geladeira, fogão, televisão, sofá, colchão possa comprar esses bens, para quem teve a casa parcialmente destruída possa fazer uma pequena reforma. Cada família sabe a melhor forma de utilizar o recurso.
Legislação
Notícias
AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO
Novidade no sistema vai permitir recurso para cadastros não aprovados
Após solicitação dos cidadãos, os municípios poderão entrar com recurso administrativo. O prazo para procurar as prefeituras é de 15 dias a partir do dia 4/11
AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO
Mais 9,6 mil famílias aprovadas para receber os R$ 5,1 mil
Até o momento, 388.996 famílias gaúchas de 224 municípios estão habilitadas
DEFESA CIVIL
Mais 2,4 mil famílias gaúchas são aprovadas no Auxílio Reconstrução
Nesta sexta (27), após novos pagamentos, a Caixa Econômica Federal terá concluído o envio do benefício de R$ 5,1 mil para 365.380 famílias, totalizando R$ 1,8 bilhão