|
CIDREIRA
CASA DA CULTURA DO LITORAL
Rua Cauby da Silveira, 286. Cidreira/RS
omarisco.com.br
11 de junho
Evento cultural
“DA BOCA PRO OUVIDO” é um momento de contação de histórias, direto da memória dos mais antigos, da oralidade popular e do imaginário da gente da beira. Um momento de registro, valorização e divulgação das culturas populares da região praieira gaúcha.
|
|
GETÚLIO VARGAS
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETÚLIO VARGAS
Rua Jacob Gremmelmaier, 715
http://ihggv.blogspot.com/
07 de junho -
19h30
Evento cultural
Evento a ser realizado no Auditório do Centro Municipal da Cultura Municipal, que abriga a sede do Instituto Histórico e Geográfico, aberto ao público. Na programação, que terá inicio às 19:30 horas, uma mesa redonda sobre o papel da instituição anfitriã na preservação dos documentos históricos. De igual modo do seu acervo distribuído na Hemeroteca, Mapoteca, Fototeca, Documental, disponível para consulta presencial mediante agendamento. Num segundo momento o lançamento do Projeto "Ruas e Avenidas de Getúlio Vargas", em parceria com a Câmara de Vereadores, que consiste na exposição através de banner com a síntese histórica de trinta e seis patronos de Logradouros Públicos da cidade a ser exposto na sede do Poder Legislativo e posteriormente nos Educandários das Redes Pública e Privada de Ensino.
|
|
NOVA PETRÓPOLIS
ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL LINO GRINGS
Rua Tiradentes, 256. Centro
https://www.novapetropolis.rs.gov.br/
06 a 17 de junho - 7h30 às 12h
Exposição
Exposição fotográfica e documental abordando o processo histórico de Nova Petrópolis, realizado em 1984, tendo o mesmo fomentado a instituição do Arquivo Histórico Municipal de Nova Petrópolis no ano de 1989.
|
|
PASSO FUNDO
ARQUIVO HISTÓRICO REGIONAL
BR 285
Km 292,7. Universidade de Passo Fundo - Campus I - Prédio IFCH/B4. Bairro São José
https://www.upf.br/ahr/
01 a 26 de junho - 10h às 22h
Exposição
As anotações, os cadernos, os livros, os móveis, as fotografias, os objetos, como vestígios da atuação humana no tempo, evocam laços entre o presente e o passado e mobilizam reflexões que aguçam vínculos de sensibilidade e historicidade. Os Arquivos, espaços de salvaguarda desses vestígios, são lugares essenciais para acessar esses fragmentos do passado, que ajudam, a compor a história de cada sociedade. O Arquivo Histórico Regional da UPF, estrutura criada em 1984, custodia arquivos públicos, sociais, institucionais e pessoais, além de coleções, que são compostos por documentos que apresentam em si uma polifonia de vozes e personagens. Cada documento que diz respeito a indivíduos ou suas ações, possibilita a reflexão sobre como cada ser humano, ao construir sua trajetória, também constrói a do lugar onde vive, ao passo que as duas ações influem no cotidiano privado ou público. Muitas vivências pessoais e públicas se tramam em entrelaçados de sentido, que podem ser desvelados a partir do acervo custodiado e conservado pelo principal centro de documentação da UPF, o AHR.
07 de junho - 19h30
Visita mediada
A proposta da caminhada cultural é abordar a história da cidade de Passo Fundo e algumas tipologias de crimes ocorridos no núcleo mais antigo de povoação. A ação visa promover uma incursão histórico-social pelas ruas da cidade, a partir de narrativas de crimes, célebres ou não, ocorridos no século XIX e XX, nas tipologias feminicídio, homicídios, crimes políticos, passionais e comuns que mobilizaram Passo Fundo em seu cotidiano de sociabilidades. A atividade ocorrerá de forma presencial com limite de participantes. A participação é aberta a toda a comunidade. Para inscrever-se entre em contato pelo email ahr@upf.br
08 de junho - 9h
Visita mediada
A proposta da caminhada cultural é abordar a história da cidade de Passo Fundo e algumas tipologias de crimes ocorridos no núcleo mais antigo de povoação. A ação visa promover uma incursão histórico-social pelas ruas da cidade, a partir de narrativas de crimes, célebres ou não, ocorridos no século XIX e XX, nas tipologias feminicídio, homicídios, crimes políticos, passionais e comuns que mobilizaram Passo Fundo em seu cotidiano de sociabilidades. A atividade ocorrerá de forma presencial com limite de participantes. A participação é aberta a toda a comunidade. Para inscrever-se entre em contato pelo email ahr@upf.br
|
|
PASSO FUNDO
INSTITUTO HISTÓRICO DE PASSO FUNDO
Teixeira Soares, 1268. Sede Dr. Carlos e Celina Madalosso. Centro
https://linktr.ee/Institutohistoricopf
07 de junho -
9h
Visita mediada
A proposta é explorar aspectos da relação entre republicanos e federalistas, nos primeiros anos do regime republicano, a partir do Cemitério Vera Cruz. Tal ação se baseia no entendimento de que o espaço cemiterial pode ser propulsor de informações sobre sentidos sociais, perpetuação de memórias e crenças, afirmação de valores sociais e culturais e expressão da estratificação social. A partir da execução do Projeto Museu à Céu Aberto, as equipes do Arquivo Histórico Regional (AHR/PPGH/UPF) e do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) têm se dedicado a explorar o Cemitério identificando sepultados e sepulturas que permitam a problematização de questões, processos e contextos históricos, inserindo-os em roteiros de visita cemiterial.
07 de junho - 9h30
Visita mediada
A proposta da caminhada cultural é abordar a história da cidade de Passo Fundo e algumas tipologias de crimes ocorridos no núcleo mais antigo de povoação. A ação visa promover uma incursão histórico-social pelas ruas da cidade, a partir de narrativas de crimes, célebres ou não, ocorridos no século XIX e XX, nas tipologias feminicídio, homicídios, crimes políticos, passionais e comuns que mobilizaram Passo Fundo em seu cotidiano de sociabilidades. Sim
08 de junho - 9h
Visita mediada
A proposta da caminhada cultural é abordar a história da cidade de Passo Fundo e algumas tipologias de crimes ocorridos no núcleo mais antigo de povoação. A ação visa promover uma incursão histórico-social pelas ruas da cidade, a partir de narrativas de crimes, célebres ou não, ocorridos no século XIX e XX, nas tipologias feminicídio, homicídios, crimes políticos, passionais e comuns que mobilizaram Passo Fundo em seu cotidiano de sociabilidades.
|
|
PORTO ALEGRE
ARQUIVO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE MOYSÉS VELLINHO
Av. Bento Gonçalves, 1129. Santo Antônio
http://ahpoa.blogspot.com
06 a 08 de junho - 14h
Exposição
Porto Alegre escrevendo a história. Visita mediada: Conhecendo o AHPAMV. Inscrições: projetodesarquivando@gmail.com. Através da visita mediada, o participante conhecerá a história dos casarões que abrigam a documentação da cidade bem como os três patrimônios que a instituição comporta. A exposição visa mostras a formação e desenvolvimento de Porto Alegre através dos documentos históricos arquivados no AHPAMV.
|
|
PORTO ALEGRE
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Rua Riachuelo, 1031 - Centro Histórico
www.apers.rs.gov.br
06 de junho - 09h às 17h
Palestras e rodas de conversa
Manhã - temas: “Mulheres, Acervos e Humanidades Digitais: o papel das instituições de memória para a preservação de patrimônios documentais”; "Manuais médicos do século XVIII: conhecimentos e saberes sobre doentes, doenças e seus tratamentos com mulheres";
"Onde estão as mulheres no APERS? Reflexões a partir do Catálogo História das Mulheres & Relações Familiares";
"Perfil sociolinguístico de mulheres escreventes gaúchas no século XIX".
Tarde - temas: “Estudos históricos e linguísticos com Processos Criminais, questões associadas a gênero, o acervo do APERS e do PHPB - Projeto Para a História do Português Brasileiro”; "Processos-crime de defloramento do século 19: faces femininas em exames de corpo de delito"; "Arquivo LGBTQIA+: levantando documentos para outras histórias".
07 de junho
- 09h às 17h
Palestras e rodas de conversa
Manhãs - tema: "Direito e Estudos Linguísticos associados a acervos judiciais em perspectiva histórica";
"Aspectos linguísticos de textos jurídicos e pessoais do RS do séc. XIX";
"Desafios do acesso a documentos judiciais históricos à luz da LGPD".
08 de junho -
09h às 17h
Palestras e rodas de conversa
Manhãs - temas: "Humanidades Digitais e acolhimento de pesquisas em Filologia, Terminologia e Linguística Histórica";
"Obras médicas e o projeto Humanidades Digitais e conhecimento médico em língua portuguesa no século XVIII";
"Fontes impressas da área da Saúde";
"O projeto nacional 'Para a História do Português Brasileiro' (PHPB) e processos judiciais como fontes de pesquisa".
Roda de conversa: "conexões entre grupos de pesquisa e desafios a enfrentar com corpora e acervos de dados digitais computacionalmente exploráveis"
09 de junho -
09h às 17h
Palestras e rodas de conversa
Manhã - temas: "Humanidades Digitais aplicadas à pesquisa histórica: desafios e possibilidades";
"Espaço, Tempo, Texto: reflexões sobre projetos de Humanidades Digitais";
"Fontes paroquiais em bases digitais: ferramentas para o estudo da História das Populações";
"Humanidades Digitais: Laços familiares de políticos ao longo do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro";
"A história e suas fontes diante das velhas e novas tecnologias".
10 de junho
-
09h às 17h
Palestra, Visita Guiada, Mesa Redonda, Debate e Roda de Conversa
Manhã - tema: “Diálogos e interfaces em pesquisa: História, Ciências da Informação, Linguística, Direito e Computação”;
Visita presencial guiada ao acervo do APERS com compartilhamento de material disponível on-line;
Palestras: (1) “Processando textos antigos junto ao CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades - Universidade de Évora - Portugal - relato de experiências”. (2) Segunda palestra - a confirmar.
Mesa redonda: “Conversas de Pesquisa”.
Tarde: “Desafios do fomento à pesquisa em Humanidades Digitais voltadas a acervo”.
Debate e Roda de conversa: “Desafios do fomento à pesquisa em Humanidades Digitais voltadas a acervos - relatos de experiências”.
Encerramento: "Conversas de pesquisa - uma necessidade".
|
|
PORTO ALEGRE
CINEMATECA CAPITÓLIO
Rua Demétrio Ribeiro,185. Esquina com a Avenida Borges de Medeiros. Centro Histórico
www.capitolio.org.br
09 de junho - 10h
Visita mediada
Será realizada visita mediada pelo interior da Cinemateca Capitólio, mostrando seus espaços como: sala de exposições, sala de cinema, biblioteca e sala multimídia. No roteiro será abordado a história do espaço, sua trajetória até se transformar em cinemateca, além de abordar a formação do acervo, tratamento e preservação da memória audiovisual e o acesso à pesquisa.
|
|
PORTO ALEGRE
ESPAÇO FORÇA E LUZ
Rua dos Andradas, 1223. Centro Histórico
https://www.eflcultural.org.br/
07 de junho - 18h
Bate-papo
A Preservação da Memória Cultural: O Bambas da Orgia iluminado pelo Força e Luz. Dos anos 70 ao início dos anos 90, o campo do Grêmio Esportivo Força e Luz, time criado pelos funcionários da extinta companhia de energia Light and Power, foi palco para os grandes ensaios da escola de carnaval Bambas da Orgia, que costumavam juntar em torno de 4 mil pessoas. Com o tema #SomosArquivo, proposto pela 6° Semana Nacional de Arquivos, o Espaço Força e Luz adentra ao tema do carnaval para debater sobre os arquivos não institucionalizados, as dificuldades de documentar a história da memória popular e suas repercussões perante a sociedade civil.
|
|
|
|
PORTO ALEGRE
MUSEU DA COMUNICAÇÃO HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA
Andradas, 959. Centro Histórico
www.musecom.com.br
20 de maio a 31 de dezembro - 10h às 17h
Exposição
O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, unidade da Secretaria da Cultura (Sedac), apresenta a exposição ‘Paralelos: a comunicação em quatro linhas’, abordando a história da comunicação social através de itens do acervo preservado da instituição.
|
|
PORTO ALEGRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE -
DIVISÃO DE GESTÃO DOCUMENTAL
Rua 7 de Setembro, 1123 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
https://www.instagram.com/siarqportoalegre/
06 de junho - 9h30
Visita guiada
Oportunidade de conhecer o acervo e metodologias de trabalho utilizadas no âmbito da Prefeitura de Porto Alegre.
10 de junho - 16h
Visita mediada
Oportunidade de conhecer o acervo e metodologias de trabalho utilizadas no âmbito da Prefeitura de Porto Alegre. Inscrições/informações: smapepsd@portoalegre.rs.gov.br
|
|
PORTO ALEGRE
SPORT CLUB INTERNACIONAL
Av. Padre Cacique, 891 n/c - Menino Deus - Porto Alegre -RS
http://memoriadointer.blogspot.com/
06 a 10 de junho -
09h às 17h30
Exposição #Somos Arquivos - Futebol Feminino no SCI
Exposição apresentando através de documentos, depoimentos e objetos o futebol feminino no Sport Club Internacional. A identidade cultural e a representação da atleta na preservação da história do futebol.
|
|
RIO GRANDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG, INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO – ICHI, CURSO DE ARQUIVOLOGIA
Av. Itália, km 8, bairro Carreiros, km 8. Carreiros
https://arquivologia.furg.br/
08 de junho - 19h30 às 21h30
Palestra
Das raízes às folhas: reflexões sobre a continuidade da memória do povo preto no sul do Brasil, com Profa. Cassiane de Freitas Paixão – FURG (Doutoranda Juliana dos Santos Nunes – UFPeL). Mediadores: Profa. Roberta Pinto Medeiros - FURG; Arq. Elisângela Gorete Fantinel - FURG; Prof. Bruno Henrique Machado - FURG.
09 de junho - 19h30 às 21h30
Palestra
O arquivista na contemporaneidade: entre a gestão e a interdisciplinaridade, com Arq. Andrea Gonçalves dos Santos. - FURG. Projeto funções arquivísticas desenvolvidas junto à documentação do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (Hu- FURG / Ebserh): primeiras aproximações, com Arq. Karin Cristina Schwarzbold - FURG. Os arquivos digitais e a sociedade: questões (im)pertinentes, com Arq. Henrique Machado dos Santos - FURG. Mediadores: Arq. Luciana de Oliveira Penna – FURG; Profa. Roberta Pinto Medeiros - FURG; Prof. Mateus de Moura Rodrigues – FURG; Prof. Bruno Henrique Machado - FURG
10 de junho - 19h30 às 21h30
Palestra
Arquivo Público e Histórico do Rio Grande: ações desenvolvidas, com Arq. Jussieli Martins Bastos (APH). Conquistas e Desafios da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, com Historiadora Gianne Zanella Atallah (Diretora da Fototeca Municipal). Mediadores: Profa. Roberta Pinto Medeiros - FURG; Prof. Bruno Henrique Machado - FURG
08 a 10 de junho - 13h30 às 17h
Exposição
Sala de Memória de Rio Grande, na Justiça Federal – JFRS. Endereço: Rua Capitão-tenente Heitor Perdigão, 55 - Centro, Rio Grande – RS
|
|
SANTA MARIA
ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Rua Jorge Pedro Abelin, 108-A. Nossa Sra. de Lourdes.
https://www.aargs.com.br/
06 a 10 de junho
Visita a veículos de comunicação
A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul, ao longo de mais de duas décadas vem apresentando à sociedade gaúcha o fazer do Arquivista e da Arquivologia. O tema da SNA chama a reflexão sobre uma maior divulgação dos arquivos e dos Arquivistas, por meio dos meios de comunicação, especialmente nas cidades onde há cursos de Arquivologia: Porto Alegre, Santa Maria e Rio Grande.
|
|
SANTA MARIA
DEPARTAMENTO DE ARQUIVO GERAL - UFSM
Avenida Roraima, 1000. Prédio 47. Camobi.
https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/
10 de junho - 9h às 12h
Seminário
Seminário Reprografia na UFSM: da Microfilmagem à Digitalização. Objetivos: Historicizar o serviço de microfilmagem na Universidade Federal de Santa Maria nas décadas de 80 e 90 como referência nacional; promover debates sobre os processos reprográficos e sua evolução; apresentar a transformação digital da UFSM como processo reprográfico de modernização do serviço público. Palestrantes: Carlos Blaya Perez - Professor de Arquivologia Aposentado da UFSM e ex-coordenador do Laboratório de Reprografia; Ana Regina Berwanger - Professor de Arquivologia Aposentado da UFRGS e ex-coordenadora da Divisão de Microfilmagem da UFSM; Érika Maria Nunes Sampaio - Supervisora do Setor de Preservação Digital do Arquivo Nacional; Débora Flores - Diretora do Departamento de Arquivo Geral da UFSM. Mediação - Cristina Strohschoen dos Santos arquivista DAG. Promotor: Departamento de Arquivo Geral da UFSM. Co-promotores: Departamento de Documentação e Curso de Arquivologia da UFSM
|
|
SANTA MARIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Av. Roraima, 1000. CCSH, Prédio 74-A. Camobi
https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/arquivologia/
07 de junho - 8h às 11h30
Palestra
Atividade 1: Palestra "Arquivos da Ditadura Militar". Convidada: Dra. Ananda Simões Fernandes/Arquivo Histórico do RS. Atividade 2: Apresentação dos projetos de pesquisa e extensão. Convidados(as): Professores, TAEs e estudantes de Arquivologia.
08 de junho - 8h às 11h Presencial
Bate-papo
Roda de Conversa. Convidados(as): Docentes do Curso de Arquivologia entre 1977 e 1990. Tema: 45 anos do Curso de Arquivologia da UFSM.
09 de junho - 8h30 às 11h30
Visita mediada
Local: Casa de Memória Edmundo Cardoso/Santa Maria.
|