Notícias
Arquivo em Cartaz
Exibição de filmes em Brasília
09/11 às 14h
Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor de Luiz Carlos de Alencar
Brasil, 2022, 1h45min
O documentário conta as histórias de perseguição e violência quando a ditadura civil-militar brasileira atuou contra a população LGBT e como esse mesmo grupo constituiu suas resistências, transformando-se em sujeito fundamental do processo de redemocratização. O golpe de 64 não instaura esse preconceito, mas, nesse período, a população LGBT foi considerada inimiga da família tradicional, da moral e dos bons costumes.
Local: Arquivo Nacional (Brasília). Setor de Indústrias Gráficas - SIG Quadra 06 Lote 800. Brasília – DF.
Entrada gratuita. Espaço sujeito à lotação
10/11 às 14h
O caso do homem errado de Camila de Moraes
Brasil, 2017, 1h16min
Júlio César de Melo Pinto, o operário negro que foi executado em Porto Alegre pela Polícia Militar, nos anos 1980. A história do jovem é contada através de depoimentos como o de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido; o da viúva do operário, Juçara Pinto; e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil.
Local: Arquivo Nacional (Brasília). Setor de Indústrias Gráficas - SIG Quadra 06 Lote 800. Brasília – DF.
Entrada Gratuita. Espaço sujeito à lotação
10/11 às 10h
Rio, Negro de Gabriel Barbosa e Fernando Sousa
Brasil, 2023, 1h38min
Rio, Negro é um documentário que apresenta um olhar possível para a história do Rio de Janeiro, assentado na presença e contribuição da população negra de origem africana na formação da cidade. A partir de entrevistas e amplo material de arquivo, a narrativa busca desvelar como a população negra forjou trajetórias individuais e laços comunitários em uma cidade-diáspora marcada pelas disputas em torno do projeto “civilizatório” das elites brancas. Rio, Negro confere centralidade a esse debate, articulando o ideário racista, a transferência da capital para Brasília e suas consequências político-institucionais para o Rio de Janeiro.
Local: Auditório do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Esplanada dos Ministérios, Bloco K, Brasília/DF.
Entrada Gratuita. Espaço sujeito à lotação