Notícias
Festival Internacional de Cinema de Arquivo - Arquivo em Cartaz
Apresentação
Desde 2002, o Arquivo Nacional desenvolve ações que aliam difusão e preservação de acervos audiovisuais e sonoros. São duas décadas de atividades ininterruptas, primeiro como REcine e, a partir de 2015, como Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Ao longo desse período, o festival se consolidou como um espaço privilegiado de exibição de filmes, de debates, de educação e formação de público, de incentivo ao uso de documentos de arquivo em novas produções audiovisuais e de capacitação em preservação e processamento técnico de documentos arquivísticos.
O Arquivo em Cartaz tem como objetivos difundir o acervo do Arquivo Nacional, aproximando o público de sua própria história; valorizar a memória do cinema brasileiro e promover a discussão a respeito da importância e da urgência da preservação dos nossos acervos audiovisuais. As suas diversas iniciativas – oficinas, exibições de filmes, debates e trocas de experiência sobre preservação, pesquisa e produção audiovisual com documentos de arquivo –, são inteiramente gratuitas e abertas ao público.
A realização do festival posiciona o Arquivo Nacional em lugar privilegiado em uma rede de instituições no mundo todo que empreende esforços para a salvaguarda e universalização de acesso a acervos audiovisuais e sonoros. Além de oferecer à sociedade uma programação de qualidade que, nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia de Covid-19, migrou para o formato virtual e passou a atingir públicos antes não alcançados. Em 2022, algumas ações presenciais foram retomadas, mas sem perder de vista a importância de oferecer atividades de forma on-line de forma a atender todo território nacional e garantir a presença de convidados e público internacional.
Conheça a programação das edições anteriores: