Tema
Arquivos acessíveis
A acessibilidade, em seus múltiplos sentidos, está no centro da 8ª Semana Nacional de Arquivos, que acontecerá entre os dias 3 e 9 de junho de 2024 em todo o Brasil.
O evento tem como referência o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos em 2007. O marco remete à criação do Conselho pela Unesco, em 1948.
O amplo acesso aos arquivos contribui para a preservação da memória individual e coletiva, proporciona o conhecimento sobre a sociedade, fortalece a democracia e amplia a cidadania. Tendo a missão de facultar o acesso aos documentos, os arquivos evidenciam seu papel fundamental no combate às discriminações, na promoção da equidade e do pleno exercício de direitos para todas as pessoas, independentemente de raça/cor, gênero, origem regional, classe, etc.
Apesar disso, ainda são muitos os desafios a serem enfrentados no cotidiano das instituições arquivísticas por seus mais diferentes agentes, o que inclui profissionais de arquivos, usuárias, usuários, gestoras e gestores.
Em sintonia com as preocupações do Conselho Internacional de Arquivos, a 8ª SNA propõe exercícios de reflexão compartilhada a partir das seguintes questões:
Os arquivos refletem adequadamente a diversidade das pessoas e das culturas que formam a nossa sociedade?
Como está a sensibilidade dos arquivos para o enfrentamento ao capacitismo e a outras práticas discriminatórias em suas atividades cotidianas?
Qual o impacto das linguagens e dos conceitos utilizados na descrição e na organização dos documentos para o reconhecimento da diversidade e a promoção da equidade e da cidadania?
Como incentivar que os procedimentos arquivísticos e administrativos promovam e explicitem a diversidade nos arquivos?
Quais as potencialidades e os limites do uso da tecnologia como ferramenta para democratizar o acesso à informação?
Como as políticas públicas de inclusão podem contribuir para tornar os arquivos brasileiros mais acessíveis?
Junte-se à construção da 8ª Semana Nacional de Arquivos! Inscreva sua atividade e atue neste movimento de defesa do papel estratégico dos arquivos para o fortalecimento da democracia no Brasil e no mundo!