1.SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS
1. 1. CONCEITO
O Arquivo Nacional tem a missão de garantir à sociedade o direito constitucional à informação. Em cumprimento a seu propósito, a instituição promove desde 2017 a Semana Nacional de Arquivos (SNA): ação anual de difusão e promoção dos arquivos brasileiros por meio da mobilização do setor para a realização de uma temporada de eventos em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos – 9 de junho.
1.2. OBJETIVO
O objetivo da SNA é aproximar os arquivos da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os trabalhos desenvolvidos. Ela atua como um instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar a/o cidadã/o na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural – uma das funções dos arquivos.
1.3. LOCAL
Em instituições de todo o país que planejaram eventos especiais para a Semana Nacional de Arquivos, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memória e instituições afins, como museus, fundações, institutos, bibliotecas e universidades.
1.4. ABRANGÊNCIA INTERNACIONAL
A SNA integra a Semana Internacional de Arquivos, realizada pelo Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA).
1.5. ATUAÇÃO DO ARQUIVO NACIONAL
Ao Arquivo Nacional cabe:
a) Mobilizar o setor arquivístico para planejar, cadastrar e promover eventos;
b) Gerenciar o cadastro de eventos das instituições;
c) Produzir e disponibilizar em seu site (www.gov.br/arquivonacional) peças gráficas para divulgação;
d) Disponibilizar em seu site (www.gov.br/arquivonacional) e divulgar a programação geral;
e) Realizar seus próprios eventos, em especial a cerimônia de abertura da ação.
2. INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
2.1. TIPOS DE INSTITUIÇÕES
Podem participar arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais e acadêmicas, como museus, institutos, fundações, bibliotecas, associações e universidades, por exemplo. Para isso, é necessário cadastrar a instituição e seus eventos em formulário disponibilizado no site do Arquivo Nacional e realizá-los durante o período da SNA.
2.2. TIPOS DE EVENTOS
Os eventos ficam a critério de cada instituição, sendo recomendável, porém não obrigatório, que abordem o tema da atual edição. Exemplos: curso, atração cultural, exposição, lançamento (de publicações, de projetos, etc.), live, mostra de filmes, palestra, podcast, visita mediada, visita virtual, webinário, entre outros.
2.3. CADASTRO DE EVENTOS
O cadastro é feito pelo preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do Arquivo Nacional ( www.gov.br/arquivonacional ), durante o período estabelecido para a respectiva edição, com as seguintes informações:
a) Instituição participante (nome, endereço físico e virtual, e-mail);
b) Responsável pela inscrição da instituição (nome e e-mail);
c) Eventos que serão realizados (tipo, formato, breve descrição, dia, horário e se fornecerá certificado).
2.4 ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES
As instituições participantes são responsáveis pelos seus respectivos eventos: planejamento, cadastro no site do Arquivo Nacional (www.gov.br/arquivonacional), produção, divulgação e realização.
CRONOGRAMA – 8ª Semana Nacional de Arquivos / 2024
Cadastro de eventos: 17 de maio
Realização dos eventos: 3 a 9 de junho