Notícias
TEMA
ARQUIVOS - TERRITÓRIOS DE VIDAS
Arquivos são instituições responsáveis pela preservação, a guarda, o acesso e a difusão de registros de vidas de diferentes épocas. Essas ações estratégicas são desempenhadas por pessoas que, no exercício de seus ofícios, contribuem cotidianamente para que a relevância do vivido no passado siga ativa no presente e no futuro.
Estamos diante de potentes expressões de diversidade e pluralidade que precisam ser reconhecidas e valorizadas por amplos setores de nossa sociedade. Disso depende, até mesmo, a garantia da existência dos arquivos, sejam eles públicos ou privados.
Em sinal de respeito às pessoas, às instituições e aos seus acervos, anunciamos o tema da 7ª Semana Nacional de Arquivos: “ARQUIVOS - TERRITÓRIOS DE VIDAS”. Buscamos, a partir desse chamado, estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuárias/os.
A Semana Nacional de Arquivos, tradicionalmente, tem como referência o 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, assim proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives - ICA), em 2007. O marco fundamenta-se na data de criação do próprio ICA pela Unesco, em 1948.
Em 2023, o Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência, sendo este o tema da Semana Internacional de Arquivos. À luz dessa inspiração, a edição brasileira adota o tema “Arquivos - Territórios de Vidas”, no intuito de fortalecer perspectivas e demandas sobre o fazer arquivístico que têm ganhado relevo em nosso país.
À valorização das boas práticas recomendadas pelo ICA, somam-se reflexões propostas a partir de perguntas que circulam em nosso cotidiano:
Os arquivos refletem a diversidade dos sujeitos e das culturas que dão forma à nossa sociedade e à nossa história? Quem tem e como se dá o acesso aos arquivos? Os conceitos e linguagens aplicados para descrever, contextualizar e organizar os documentos estão orientados à promoção da inclusão e da cidadania das/os brasileiras/os? O que nos cabe fazer para que os procedimentos arquivísticos estejam cada vez mais voltados à formação de arquivos plurais, capazes estimular a desnaturalização de desigualdades? Como essas dimensões se relacionam com o papel gerencial e técnico dos arquivos para a administração pública?
Essas preocupações apontam para a necessidade de que o uso dos registros documentais se dê como instrumento de promoção de pertencimento, por meio do qual todas, todes e todas tenham oportunidade de se reconhecer e promover reconhecimento com base em valores democráticos.
É, portanto, com entusiasmo que convidamos a comunidade arquivística brasileira, acadêmicas/os, profissionais de diferentes áreas, representantes de instituições e sociedade em geral para construirmos a nossa 7ª Semana Nacional de Arquivos! A gente se encontra entre os dias 2 e 9 de junho de 2023!
Equipe organizadora da Semana Nacional de Arquivos