9h às 12h
|
UNIVERSDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS BRAGANÇA
Bragança/ PA
https://www.campusbraganca.ufpa.br/
Curso
Minicurso "Arranjo Documental de Acervos Arquivísticos". Ministrante Prof. Msc. Leonardo Torii (Diretor do Arquivo Público do Estado do Pará)
|
10h
|
ARQUIVO CENTRAL UFPB
João Pessoa/ PB
https://www.ufpb.br/arquivocentral
Palestra
Representação temática sob o olhar do usuário: otimização da prática arquivística no ACE da UFPB - Lucas Lima Santos. Canal do Youtube Arquivo Central. https://www.youtube.com/channel/UCUSekaZGcrMYmD2F4Vt-lDQ
|
10h
|
ARQUIVO NACIONAL
Rio de Janeiro/RJ
https://www.gov.br/arquivonacional/
Palestra
As exposições virtuais e a difusão de conhecimento. No âmbito das comemorações do bicentenário da Independência e na 6ª Semana Nacional de Arquivos, a mesa pretende debater a difusão de conhecimento e de acervo e seu papel educativo por meio das exposições virtuais. As experiências do Arquivo Nacional da Torre do Tombo de Portugal e do Museu de Astronomia, instituições que desenvolvem exposições virtuais, serão apresentadas e discutidas nesse encontro. Palestrantes: Joana Braga (Arquivo Nacional da Torre do Tombo) e Douglas Falcão Silva (Museu de Astronomia). Acesse:
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
.
|
10h às 13h
|
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
São Paulo/ SP
www.arquivoestado.sp.gov.br
Live
25º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação. [Dia 2] "Digitalização de documentos e seus sistemas de acesso e preservação": Especificações técnicas para a contratação de serviços de digitalização; Aplicação do ICA-AtoM para descrição e acesso a documentos, formatos de arquivos digitais e mensuração de documentos digitais.
www.youtube.com/arquivopublicosp
|
10h às 12h
|
CENTRO DE MEMÓRIA DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ
Belém/ PA
www.pm.pa.gov.br
Live
O evento discutirá os museus militares e a ideia de história. Link da videochamada: https://meet.google.com/acy-vioi-wyw
|
10h
|
CENTRO DE MEMÓRIA-UNICAMP
Campinas/SP
www.cmu.unicamp.br
Vídeo de Apresentação
“Pesquisando o acervo digital do CMU”
Vídeo explicativo apresentando o portal de acervo digital do CMU (AtoM) e o modo como consultar o acervo digital do Centro.
|
10h às 12h
|
DEPARTAMENTO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO DA CASA DE OSWALDO CRUZ/ FIOCRUZ
Rio de Janeiro/ RJ
http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/
Seminário online
"Arquivo em movimento: mudança, gestão e memória na Fiocruz". Com a ideia de mostrar uma parte dessa diversidade, o Departamento traz três momentos que demonstram esse movimento constante onde as práticas tradicionais arquivísticas dialogam com o futuro: O projeto Memória Administrativa da Fiocruz fará o lançamento de sua base de dados, mostrando como arquivo e memória sempre caminham juntos no imaginário tanto institucional quanto do público. Ações de memória trabalham nas entrelinhas, com tensões de poder em movimento tipo gangorra entre o lembrar e o esquecer, e que podem definir como personalidades ou as instituições poderão ser lembradas. O Programa de Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais da Fiocruz foi desenvolvido por um grupo de trabalho vinculado ao Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos, o Sigda, alinhando questões políticas da gestão, o compromisso da instituição com a transparência pública e a oferta de informação confiável, de forma eficaz na administração pública. Já a experiência vivida recentemente na Mudança do arquivo permanente da Fiocruz das antigas instalações para o novo prédio, o Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), projetado especialmente para receber o acervo, apontando para a valorização dos profissionais e de suas atividades, e para o significado do arquivo arquivístico histórico e os demais acervos para a Instituição. Transmissão ao vivo: https://www.facebook.com/casadeoswaldocruz
|
10h
|
MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS - MAST/ARQUIVO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Rio de Janeiro/RJ
www.mast.br
Minicurso
Organização de arquivos pessoais
Ao longo dos anos o MAST especializou-se na organização e disponibilização de arquivos pessoais de cientistas como fonte para pesquisas, em particular para história das ciências. A ideia é apresentar alguns dos problemas enfrentados no processo de organização de acervos tão heterogêneos e os mecanismos desenvolvidos pelo MAST no enfrentamento desses problemas ao longo dos anos.
|
13h30 às 15h30
|
CENTRO DE MEMÓRIA DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ
Belém/ PA
www.pm.pa.gov.br
Live
O evento discutirá a Preservação de documentos.
https://meet.google.com/qyy-auvb-xqm
|
14h
|
ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO/ FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE SÃO CARLOS
São Carlos/SP
https://www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br
Exposição
Exposição nas redes sociais do Arquivo Público e Histórico de São Carlos-SP de seus trabalhos e acervos digitalizados.
|
14h às 17h
|
ASSOCIAÇÃO DE ARQUIVISTAS DE SÃO PAULO (ARQ-SP)
São Paulo/ SP
https://arqsp.org.br/
Live
A USP e seus novos instrumentos de gestão de documentos. O Webnário abordará o Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP), seus Instrumentos de Gestão Documental atualizados: Plano de Classificação de Atividades (PCA) e Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD), bem como o manual de gestão documental denominado A USP e seus documentos. Destacaremos as inovações metodológicas ("soluções heterodoxas") aplicadas na elaboração destes documentos, além das peculiaridades e necessidades inerentes à gestão documental na USP. Link: https://www.youtube.com/watch?v=jiHnaETsmn8
|
14h
|
CENTRO DE MEMÓRIA - UNICAMP
Campinas/SP
www.cmu.unicamp.br
Vídeo
"Série “#SomosCMU”
4 postagens destinadas a apresentar os setores técnicos do CMU (Processamento Técnico, Atendimento, Pesquisa e Conservação), ressaltando não apenas os trabalhos realizados, mas seus agentes (servidores e estagiários/bolsistas), as atividades, os desafios e as expectativas.
|
14h
|
CONARQ
Rio de Janeiro/RJ
https://www.gov.br/conarq/pt-br
Webinário
Apresentação da atualização da Resolução 43 do Conarq.
|
14h às 17h
|
SUPERINTENDÊNCIA DE ARQUIVO PUBLICO - SEPLAG
Cuiabá/ MT
http://apmt.mt.gov.br/
Bate-papo
Tema - #SomosArquivos: O Arquivo na prática e as práticas do Arquivo. Evento composto por duas mesas de comunicação, a primeira com título “Os profissionais de Arquivo e os desafios para além das fronteiras disciplinares”. E, no segundo momento, “Arquivos: Acesso, difusão e cidadania”. Mais informações no site do Arquivo Público. www.apmt.mt.gov.br
|
15h às 17h
|
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
São Paulo/SP
www.arquivoestado.sp.gov.br
Live
V Encontro com as Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso – CADAs: "Recolhimento de documentos de guarda permanente ao APESP": A aplicação das tabelas de temporalidade de documentos, visando o recolhimento de documentos de guarda permanente ao APESP; A importância do recolhimento e a experiência do APESP na preservação de documentos permanentes de órgãos e entidades extintas; Acervos arquivísticos de órgãos e entidades extintas recolhidos ao Arquivo Público do Estado de São Paulo: acesso, pesquisa e função social.
|
15h
|
ARQUIVOS HISTÓRICOS DO CENTRO DE LÓGICA, EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA (CLEARQ/UNICAMP)
Campinas/ SP
clearq@unicamp.br
Bate-papo
“Falando de Arquivos”: um bate-papo com convidados sobre conjuntos documentais de nosso acervo (CLEArq), seus titulares e muito mais. Neste episódio falaremos sobre a trajetória de vida e acadêmica de Ayda Ignez Arruda (1936-1983), professora do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp. Para esse bate papo, as nossas convidadas são a profª Drª Itala Maria Loffredo D'Ottaviano, docente do CLE/Unicamp, profª Drª Suélen Rita Andrade Machado, docente do Departamento de Matemática na Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (FEITEP), e Ângela Arruda Dabul, irmã de Ayda I. Arruda.
|
15h às 17h
|
INSTITUTO BUTANTAN - CENTRO DE MEMÓRIA E MUSEU DE SAÚDE PÚBLICA EMÍLIO RIBAS
São Paulo/ SP
https://butantan.gov.br/
Bate-papo
Sua história pode estar nos arquivos: Representação da memória de pessoas e famílias nos acervos. O Instituto Butantan convida o Museu da Imigração e o Museu da Pessoa para um bate papo sobre a história de pessoas recuperadas nos acervos institucionais. Pensando na representação de comunidades e indivíduos em arquivos, abordaremos como os acervos podem carregar a história de famílias e sujeitos. E de que forma os cidadãos procuram em acervos institucionais algum vestígio de seu passado familiar. Link do evento:
https://butantan-gov-br.zoom.us/j/83730436740
|
15h
|
CENTRO DE MEMÓRIA DO MUSEU JUDAICO DE SÃO PAULO
São Paulo/ SP
https://museujudaicosp.org.br/
Entrevista de História Oral
O Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo participa da 6a Semana Nacional de Arquivos. Ruth Tarasantchi e Roberta Sundfeld contarão sobre os primeiros documentos do acervo do Museu. A entrevista será realizada por Debora Barmak do Núcleo Gaby Becker de História Oral do Museu Judaico de São Paulo. Conheça a história do MUJ.
|
15h às 18h
|
MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS
Rio de Janeiro/ RJ
www.mast.br
Live
A preservação da memória científica brasileira a partir da organização de arquivos pessoais de cientistas: reflexões acerca do trabalho desenvolvido pelo Mast e o INMA . Participantes: Dr.ª Alyne dos Santos Gonçalves (INMA) e MS. Everaldo Pereira Frade (MAST). A live tem como objetivo discutir o processo de formação dos acervos arquivisticos em história da ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins e do Instituto Nacional da Mata Atlântica, a partir da busca e organização de arquivos pessoais de cientistas, fontes essenciais para a preservação da memória científica brasileira. Nessa linha, abordaremos as metodologias utilizadas pelas duas instituições nas etapas de prospecção, captação e tratamento técnico de documentos. Por fim, destacaremos as potencialidades dos dois acervos enquanto fonte para pesquisas.
|
15h
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO - ARQUIVO CENTRAL
Rio de Janeiro/RJ
www.unirio.br/arquivocentral
Webinário
"A formação de profissionais de arquivo, a pesquisa e as parcerias institucionais no Arquivo Central da UNIRIO"
Formação e pesquisa no Arquivo Central da UNIRIO. Eixo 1: Os relatos de experiência dos profissionais em formação no arquivo. Eixo 2: Os documentos e suas histórias. Canal do YouTube do Arquivo Central da UNIRIO
https://www.youtube.com/channel/UC_Q7oLPv7r68lUE7ZcyGhmw
|
16h
|
ARQUIVO DO SENADO FEDERAL
Brasília/DF
https://www12.senado.leg.br/institucional/arquivo
Lançamento
O Senado Federal fará o lançamento oficial de sua plataforma “Arquivo Digital do Senado Federal” por meio da qual a instituição disponibilizará para o público acesso a parte do seu acervo histórico. A ação faz parte do projeto que visa a preservação da memória, tendo como prioridade a disponibilização de documentos que marcam a história da instituição e do país no período imperial. A plataforma “Arquivo Digital do Senado Federal” é a integração entre o repositório arquivístico digital confiável Archivemática e o sistema de descrição e difusão de acervos AtoM, atualmente em operação no órgão. O lançamento será feito em sessão legislativa ordinária (que ocorrerá por volta das 16h) a ser transmitida no canal da TV Senado.
https://www.youtube.com/c/tvsenado
|
16h
|
CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR (CNFCP)
Rio de Janeiro/RJ
www.cnfcp.gov.br
Bate-papo
O encontro Um Dedo de Prosa com o tema "Choro: Memorabilia". Convidados: Pedro Aragão, Rafael Velloso, Lúcia Campos - coordenadores da pesquisa para a instrução técnica do Registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Ao longo dos últimos 150 anos, o choro encontrou seu caminho em bandas de música, regionais, orquestras, cameratas, escolas de música e rodas de choro, difundindo-se por bares, casas, clubes, palcos e praças públicas e se enraizando no cotidiano de instrumentistas e intérpretes de todas as regiões do Brasil. Hoje, em vias de ser registrado como Patrimônio Cultural do Brasil, ‘quem somos’ e ‘quem pretendemos ser’ são questões debatidas pelos próprios chorões, nos encontros de mobilização e nas propostas de ações de salvaguarda. Para desvelar essa identidade cultural, é preciso recuperar a contribuição, anos a fio, de tantos e tantas, alguns e algumas de notória presença histórica, outros e outras encoberto(a)s pelos contextos das diferentes épocas, todo(a)s, porém, relevantes para essa excepcional construção musical. Quanto mais histórias os arquivos documentais narram, mais nítido se torna “quem somos” e mais abrangente “quem pretendemos ser”.
|
16h
|
UNOCHAPECÓ
Chapecó/ SC
https://www.unochapeco.edu.br/
Palestra
Arquivo da Universidade da Federal da Fronteira Sul: Do Analógico ao Digital, com Cinara Reis Flores.
https://www.youtube.com/c/BiblioteconomiaUnochapec%C3%B3
|
17h
|
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍB
A
João Pessoa/ PB
http://www.ccsa.ufpb.br/arqv
Palestra
Considerações sobre políticas públicas de arquivo e cultura: cenário nacional e perspectivas. Palestrante: Dra.Evelin Mintegui (FURG). Mediação: Me. Jefferson Higino da Silva (UFPB). Será transmitido pelo Canal Arquivologia Remota UFPB
|
17h
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
João Pessoa/PB
http://www.ccsa.ufpb.br/arqv
Palestra
"Considerações sobre políticas públicas de arquivo e cultura: cenário nacional e perspectivas". Palestrante: Dra.Evelin Mintegui (FURG). Mediação: Me. Jefferson Higino da Silva (UFPB). Será transmitido pelo Canal Arquivologia Remota UFPB.
|
17h
|
ARQUIVO HISTÓRICO DA CAMARA MUNICIPAL DE MARIANA
Mariana/ MG
https://lph.ichs.ufop.br/arquivo-hist%c3%b3rico-1
Bate-papo
Com a professora Soélis Teixeira do Prado Mendes, mestre e doutora em Estudos Luinguísticos, focalizando a história da língua portuguesa em Minas Gerais. Para a realização de suas pesquisas sobre o tema, Soélis tem mobilizado um conjunto de fontes, entre as quais figuram materiais de acervos arquivísticos de Ouro Preto e Mariana. Nesse bate-papo vamos falar sobre "Arquivos, documentos e a Língua Portuguesa no século XVIII das Minas Geraes".
|
18h30
|
ARQUIVO HISTÓRICO REGIONAL
Passo Fundo/RS
https://www.upf.br/ahr/
Roda de Conversa
Arquivos pessoais
Palestrantes: Vanessa Gomes de Campos (AHCMPOA-PPGH/UPF) e Djiovan Carvalho (IHPF-PPGH/UPF). Esta edição do projeto Arquivos em foco tem como objetivo refletir sobre a constituição dos acervos pessoais. As trajetórias de vida e escolhas das pessoas estão atreladas à construção de seus acervos e coleções pessoais. Os documentos criados ou fotografias guardadas são sempre resultado de ações humanas intencionais ou não. Para fazer uma exposição do tema teremos a participação da arquivista Vanessa Gomes de Campos e do historiador Djiovan Carvalho. A atividade será transmitida pelo YouTube do AHR e Facebook do IHPF, sem necessidade de inscrição prévia.
|
18h30
|
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA (CEDEM) DA UNESP
São Paulo/SP
www.cedem.unesp.br
Live
"Conferência intitulada Centros de Documentação em universidade - o caso do CEDEM, da Unesp. A conferencista é a profa. dra. Célia Reis Camargo, ex-coordenadora do CEDEM.
|
18h30
|
INSTITUTO HISTÓRICO DE PASSO FUNDO
Passo Fundo/RS
https://linktr.ee/Institutohistoricopf
Bate-papo
Esta edição do projeto Arquivos em foco tem como objetivo refletir sobre a constituição dos acervos pessoais. As trajetórias de vida e escolhas das pessoas estão atreladas à construção de seus acervos e coleções pessoais. Os documentos criados ou fotografias guardadas são sempre resultado de ações humanas intencionais ou não. Para fazer uma exposição do tema teremos a participação da arquivista Vanessa Gomes de Campos e do historiador Djiovan Carvalho.
|
19h às 21h
|
NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO PESSOAL E INFORMAÇÃO (NDPI/PROGEP/UFPB)
João Pessoa/ PB
https://www.progep.ufpb.br/
Live
A transformação digital no processo administrativo no setor público: Impactos e consequências
|
24h online
|
ARQUIVO HISTÓRICO ESTADUAL DE GOIÁS
Goiânia/ GO
https://www.cultura.go.gov.br/centros-culturais/todas-as-unidades/2241-arquivo-historico-estadual.html
Videocast
“Princípio da Proveniência: Origens e Repercussões no Acesso a Difusão de Acervos Históricos”. Com: Ívina Flores Melo - Arquivista, Mestre e Doutora pela Universidade de Brasília. Mídias Sociais: Instagram: @arquivohistoricogo @secultgoias; Youtube: secultgoias.
|
24h online
|
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA / FUNDAÇÃO PERO CALMON
Salvador/ BA
http://www.fpc.ba.gov.br
Postagens em redes sociais
Bicentenário da Independência – Catálogo da Independência do Brasil na Bahia: Parte do conjunto de ações em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. A iniciativa busca conferir visibilidade as fontes documentais custodiadas pelo APEB/FPC, além de ampliar o acesso democrático favorecendo um olhar mais preciso no que diz respeito aos documentos produzidos no momento histórico da Independência do Brasil na Bahia, possibilitando a construção de novas narrativas.
|
24h online
|
CENTRO DE MEMÓRIA DA ETEC PROFESSOR ALCÍDIO DE SOUZA PRADO
Orlândia/ SP
www.etecalcidio.com.br
Visita virtual
Mediante pesquisa efetuada, após visitas ao Centro de Memória de forma presencial ou virtual, será feito um levantamento da preferência dos alunos, quanto aos artefatos expostos. O resultado da pesquisa será apresentado no site
www.etecalcidio.com.br
|
24h online
|
CENTRO DE MEMÓRIA DA FAETEC - CEMEF
Rio de Janeiro/ RJ
https://bit.ly/cemef-mv
Webinário
Seminário Memória, Educação e Trabalho em Debate (In memoriam Professora Nilda Teves, fundadora da FAETEC). As mesas debatem temas relacionados ao desenvolvimento de questões que marcaram a trajetória da FAETEC e dialogam com a importância da organização dos centros de memória institucional. O evento insere-se na comemoração dos 20 anos do Centro de Memória da FAETEC (CEMEF), criado em 15 de maio de 2002, que estabeleceu diretrizes de preservação, guarda e pesquisa sobre a memória e história da FAETEC e suas unidades educacionais. Inscreva-se pelo link: https://www.even3.com.br/SeminarioCemef2022. O evento é gratuito e será transmitido pelo nosso canal no YouTube
https://www.youtube.com/c/CENTRODEMEMÓRIADAFAETEC
|
24h online
|
CHMD - CENTRO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO
Recife/ PE
https://www.ifpe.edu.br/campus/recife/chmd/centro/chmd
Divulgação de pesquisas
Divulgação dos relatórios de pesquisas dos estudantes de Iniciação Científica a partir do acervo do CHMD.
|
24h online
|
FUNDAÇÃO CULTURAL CAMPONOVENSE- ARQUIVO HISTÓRICO DR. WALDEMAR RUPP
Campos Novos/ SC
Documentário de vídeo
Documentário 03 - Campos Novos: Indústrias, Comércio e Desenvolvimento Econômico. Resultante da pesquisa do Projeto Das Origens ao Pertencimento, da Prefeitura Municipal de Campos Novos -SC, realizado pela Fundação Cultural Camponovense . Pesquisa realizada e roteiro pela historiadora e especialista em museologia.Campos Novos: Indústrias, Comércio e Desenvolvimento Econômico.
|
24h online
|
PERGUNTA FIXAR
Brasília/ DF
https://www.instagram.com/perguntafixar/
Evento cultural
Você já ouviu falar na Teoria dos Afetos? Pesquise, pois essa Teoria tem tudo a ver com a dinâmica da nossa atividade, pois "quando nós escrevemos, nós estamos falando de coisas que nos afetam, que mexem com a gente". Karla Calasans é uma multiartista: é atriz, poeta, artesã, artista plástica, apresentadora; além disso é também produtora cultural e professora de literatura.
https://youtu.be/j2Hlb4rIqvw
|