|
ASSIS
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E APOIO À PESQUISA - PROFA. DRA. ANNA MARIA MARTINEZ CORRÊA - UNESP/FCL/ASSIS
Av. Dom Antônio, 2100. Parque Universitário
https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap/
10 de junho - 9h
Palestra
Com a presença do crítico de arte e curador Oscar D’Ambrósio a palestra “Cultura popular, Arte naif e Ranchinho de Assis” tem como objetivo, a partir da diferenciação entre os conceitos de cultura e arte, e de algumas definições de arte naif e de seus representantes, discutir o desgaste dessas nomenclaturas, bem como questionar como a obra do artista Ranchinho foge a enquadramentos simplistas, dialogando com o impressionismo, o expressionismo e a arte bruta.
10 de junho - 15h
Mostra de filmes
Debate e exibição de obra audiovisual acerca do tema “Cultura Brasileira”, com a mediação do professor Gilberto F. Martins, docente da FCL/Assis.
|
|
CAMPINAS
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO CULTURAL ALEXANDRE EULALIO – CEDAE
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571. Bloco VII. Cidade Universitária
https://cedae.iel.unicamp.br/
06 a 10 de junho - 8h30 às 22h30
Exposição
Retratos Literários. Para além de realidades físicas, faces, poses, semblantes, posturas e aparências, esta exposição apresenta “retratos” de escritores presentes no acervo do CEDAE, incluindo-se os fotográficos. Considerando o retrato como uma forma de descrição capaz de representar uma pessoa, o que se busca evidenciar com esta seleção de documentos são traços, qualidades, defeitos, reações e atitudes sugeridas nas linhas sutis de um desenho ou de uma caricatura, em um autorretrato poético, um depoimento ou uma crônica... Deste modo, o que se espera proporcionar através destes chamados “retratos literários” é, antes de tudo, um encontro com Cecília Meireles, Bernardo Élis, Monteiro Lobato, Oswald de Andrade, Jorge de Lima, Hilda Hilst, Carlos Drummond de Andrade, Menotti Del Picchia e Flávio de Carvalho. Local: Hall de Exposições - Pavilhão Docentes/IEL - UNICAMP
|
|
CARAGUATATUBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA
Rua Luiz Passos Júnior, nº 50 - Caraguatatuba - Paço Municipal - SP
https://www.caraguatatuba.sp.gov.br
9 de junho -
14h às 16h
Curso
"CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS PARA SERVIDORES MUNICIPAIS".
A Capacitação atenderá servidores da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e CARAGUAPREV - Previdência Municipal. Será Ministrada pelo Departamento de Arquivo Público Municipal, responsável pelo Sistema Municipal de Arquivos. A Capacitação abordará temas como: Organização e Avaliação de Documentos, bem como Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade Documental. Os temas serão pautados na gestão documental desenvolvida na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
|
|
ESPÍRITO SANTO DO PINHAL
ETEC DR CAROLINO DA MOTTA E SILVA
ESPÍRITO SANTO DO PINHAL RODOVIA ESP 346 KM 207 - S/N. FAZENDA MORRO AZUL - SP
etecpinhal.com.br
25 de maio a 01 de junho - 8h30
Exposição
A exposição tem como objetivo divulgar os artefatos existentes no Centro de Memória, a história e memória dos personagens que iniciaram essa grande obra da educação técnica agrícola em Espírito Santo do Pinhal - S.P. Somos a primeira escola técnica-agrícola do Estado de São Paulo, inaugurada em 06 de Abri de 1935, portanto a divulgação desses feitos históricos tem que ser realizada. Contaremos com mostras dos artefatos no saguão da escola e teremos a visitação guiada com os monitores. Teremos exposto também sobre nosso Patrono, nosso primeiro Diretor que permaneceu por 27 anos na instituição e sobre o primeiro aluno matriculado na escola.
|
|
FRANCA
CENTRO DE MEMÓRIA DA ETEC DR. JÚLIO CARDOSO
RUA GENERAL CARNEIRO, 1675 - CENTRO
http://www.memorias.cpscetec.com.br/acervoVer.php?cma=5
06 de junho - 11h40 às 12h40
Exposição
Abertura de exposição de fotos e arquivos do ensino médio.
08 de junho – 12h40 às 13h30
Oficina
Oficina de restauração de objetos.
09 de junho – 13h às 14:00
Bate-papo
Apresentação do prontuário de aluno empreendedor com alunos e professores da área técnica.
|
|
JACAREÍ
ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ
Rua Alfredo Schurig, 300 – Centro
http://fundacaocultural.com.br/
06 de junho - 14h
Palestra
Troca de saberes em acervos intermediários e permanentes. Com Denise Lemes e Luzia Rodrigues de Toledo Prado. Local: Auditório do Museu de Antropologia - Rua XV de Novembro, 143
06 de junho a 08 de junho - 17h30 às 20h30
Curso
A oficina fornecerá aos participantes uma introdução ao campo disciplinar da Paleografia, abarcando seus fundamentos teóricos, princípios metodológicos e aplicação de exercícios práticos de transcrição. Objetiva-se, com isso, contribuir para a habilitação e familiarização dos participantes na prática da decifração e transcrição de textos manuscritos em português, de distintos gêneros e procedências, e com isso beneficiar a categorização e gestão documental dos arquivos. Local: Arquivo Público
06 de junho a 30 de junho - 9h às 16h30
Exposição
A exposição busca mostrar, através do Fundo FCJ, que integra o acervo permanente do Arquivo Público, a trajetória da Fundação Cultural de Jacarehy, contada através dos folhetos e cartazes confeccionados ao longo dos anos.
Local: Arquivo Público
06 a 08 de junho -17h30 às 20h30
Curso
Oficina: Introdução à Paleografia, com a Dra. Cintia Bendazzolli. A presente oficina fornecerá aos participantes uma introdução ao campo disciplinar da Paleografia, abarcando seus fundamentos teóricos, princípios metodológicos e aplicação de exercícios práticos de transcrição. Objetiva-se, com isso, contribuir para a habilitação e familiarização dos participantes na prática da decifração e transcrição de textos manuscritos em português, de distintos gêneros e procedências, e com isso beneficiar a categorização e gestão documental dos arquivos. Número de vagas: 20 (vagas presenciais). Público-alvo: Funcionários de arquivos e instituições de pesquisa. Local: Arquivo Público
|
|
LIMEIRA
CÂMARA MUNICIPAL DE LIMEIRA
Pedro Zaccaria, 70. Jardim Nova Itália
limeira.sp.leg.br
06 a 10 de junho - 8h às 18h
Exposição
"O Arquivo que você não vê". A ideia da exposição é mostrar o trabalho que acontece dentro do Arquivo para que os objetivos de preservação da memória, disponibilização de acesso e incentivo à transparência sejam alcançados.
|
|
LIMEIRA
CENTRO DE MEMÓRIA DA ETEC TRAJANO CAMARGO
Rua Tenente Belizário, 439. Centro
www.trajanocamargo.com.br
06 de junho - 10 às 12h30
Podcast
Em fase de teste, podcast sobre a escultura do De. Trajano de Barros Camargo, patrono da escola técnica
QrCode de alguns artefatos do Centro de Memória
Alunos do curso de Eventos criaram código Qr para apresentar a ficha de registro de objeto no acervo. Inicialmente com alguns e, posterior, ampliação
|
|
LIMEIRA
PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA
Rua Prefeito Doutor Alberto Ferreira, 179. Edifício Prada. Centro
www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/
09 a 18 de junho - 8h às 17h
Exposição
Exposição de um acervo do século XIX, encontrado no cemitério mais antigo da cidade.
09 a 18 de junho - 8h às 10 e 14h30 às 16h30
Treinamento
Aplicação das Tabelas de Temporalidade e Apresentação do Arquivo após a Gestão de Documentos e Organização do Arquivo Geral. Apresentar as mudanças do Arquivo Geral no período de 2018 até agora, após conscientização sobre a importância do Arquivo "VIVO” e a Gestão dos documentos, que são recebidos diariamente pelo Arquivo. Apresentação de sistemas de acesso à documentos permanentes/históricos (ATOM) e sistema de acesso interno a prontuários e Talonários de Cemitérios (a partir de 2021).
|
|
MARÍLIA
UNIVERSIDADE DE MARILIA - UNIMAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA/UNESP E HOSPITAL BENEFICENTE UNIMAR
Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001. Jardim Araxá
https://oficial.unimar.br/
;
https://www.marilia.unesp.br/
;
http://www.abhu.com.br/
;
08 de junho
- 9h às 9h15
Abertura
9h15 às 10h15
Roda de Conversa
O arquivo sob a ótica de gestores. Com objetivo de ampliar o debate do papel dos arquivos nas instituições, será realizado uma roda de conversa com gestores que tem experiências com os serviços oferecido pelos arquivos.
10h15 às 10h30
Coffee Break
10h30 às 11h30
Relato de Experiência
Implementação de projetos de Memória Organizacional. Serão apresentadas as experiências profissionais sobre a implementações de projetos de memória organizacional.
|
|
MOGI MIRIM
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PEDRO FERREIRA ALVES/ CENTRO DE MEMÓRIA
Rua Ariovaldo Silveira Franco, 237. Escola Jardim 31 de Março
www.pfalves.com.br
06 a 10 de junho - 8h às 14h
Exposição
Exposição de fotografias sobre a Comemoração dos 55 anos da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, no município de Mogi Mirim, SP poderá ser visitada por alunos, professores, funcionários de todas as áreas, coordenadores de curso e diretores despertando a memória e conhecendo a história de uma instituição de ensino reconhecida por seu trabalho na formação do ensino profissionalizante no estado de São Paulo, na comunidade local e regional. A exposição do evento será organizada, planejada e executada por um grupo de alunos voluntários dos cursos técnico integrado ao ensino médio sob a orientação da curadora do Centro de Memória da instituição, professora Fábia Dovigo Pais.
|
|
RIO CLARO
ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO
Rua 06, 3265 - Núcleo Administrativo Municipal/Alto de Santana. Rio Claro/SP
aphrioclaro.sp.gov.br
07 de junho - 9h às 14h
Visita mediada
Visita com o objetivo de possibilitar que servidores públicos conheçam as atribuições legais e as atividades desempenhadas pela instituição arquivística responsável pela preservação, gestão, acesso e difusão do patrimônio documental do município. Pretende informar sobre normas de protocolo, organização de documentos correntes e procedimentos para transferência de documentos.
08 de junho - 9h às 14h
Visita mediada
Visita com o objetivo de aproximar a comunidade escolar das atividades da instituição arquivística responsável pela preservação, gestão, acesso e difusão do patrimônio documental do município. Pretende sensibilizar os estudantes sobre a importância dos acervos como fonte para a pesquisa e como componente fundamental para a construção da identidade e da memória coletivas.
10 de junho - 9h
Lançamento
Lançamento de material pedagógico do Projeto ArqAventuras, voltado aos coordenadores das escolas públicas municipais, com entrega dos jogos ArqMemória e Detetive de Palavras. Pretende reforçar os objetivos da política pública que, por meio de jogos produzidos com material do acervo, objetiva facilitar o acesso e desenvolver a percepção e o espírito crítico em relação às informações nele contidas.
|
|
SÃO CARLOS
ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO/ FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE SÃO CARLOS
Praça Antonio Prado, s/n – Centro. São Carlos/SP
https://www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br
/
10 de junho - 9h às 12h e 14h às 17h
Curso
Curso de conservação e restauro para acervos de arquivos.
|
|
SÃO PAULO
ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro. São Paulo/SP
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/arquivo_historico/
07 de junho - 10h às 11h30
Visita mediada "Por dentro do AHM: como são denominadas as ruas de São Paulo?”
Visita ao Núcleo de Memória Urbana do Arquivo Histórico que é o responsável pela emissão de pareceres técnicos a respeito das propostas de denominação das ruas, avenidas e praças de São Paulo. Na visita, o acervo do setor, de fichas de denominações de logradouros será apresentado. Também mostraremos processos administrativos para que os participantes entendam como as ruas da cidade recebem seus nomes.
08 de junho - 10h às 12h
Visita mediada "Por dentro do AHM: como tratamos e cuidamos dos documentos?"
Visita aos bastidores do Arquivo Histórico - passando pelas salas de conservação e guarda do acervo para conhecer como são realizadas atividades e procedimentos técnicos. Serão apresentados projetos em andamento, materiais utilizados e alguns documentos em tratamento. Também se verá parte do acervo de documentos do século XVI, cartografias e plantas de prédios e vilas operárias do início séc. XX."
09 de junho - 10h30 (3h30 com intervalo)
Oficina "Blueprint: métodos de impressão em cartografias e desenhos de arquitetura no acervo do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.
Nessa oficina o público terá contato com o acervo do Arquivo Histórico Municipal, em especial, documentos cartográficos e desenhos de arquitetura em blueprint, técnica de impressão fotográfica que surgiu século XIX, também conhecida como cianotipia. Os inscritos poderão experimentar a técnica e produzir seus próprios cianótipos a partir de desenhos em transparência e objetos por contato."
10 de junho -10h30 (4h de oficina, com intervalo)
Oficina "Costurando memórias: confecção de álbum fotográfico"
A oficina vai propor uma reflexão sobre o papel da imagem e da fotografia na construção e preservação de memórias, individuais e coletivas, a partir do acervo iconográfico do AHM. Na segunda parte da oficina, o público vai produzir, com linha e papel, um álbum fotográfico artesanal para guardar suas próprias fotografias."
11 de junho - 10h
Filme
Exibição de curta metragem + lançamento de livro "Os arquivos como lugares de criação: exibição do curta Metrópole de véus e lançamento do livro Fisionomia de Itaquera: transformações da paisagem e sociedade de um distrito paulistano (1875-1920).
Nesse encontro será exibido o curta Metrópole de véus, produzido por Fernando Atique, Franscisco Miguez e Martim Passos e apresentada a pesquisa documental de Gabriela de Oliveira, que resultou no livro a Fisionomia de Itaquera.
Será proposta uma roda de conversa, a fim de refletir sobre o papel dos arquivos na produção de conhecimento, evidenciando processos criativos que buscam ampliar a dimensão dessas instituições como lugares de pesquisas, poéticas, memórias e histórias.
|
|
SÃO PAULO
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Voluntários da Pátria, 596. Santana
www.arquivoestado.sp.gov.br
09 de junho - 14h às 15h30
Visita mediada
"Carolina Maria de Jesus no Arquivo: de volta a Santana". Objetivo Destacar a poeta presente no acervo do jornal Última Hora que faz parte dos documentos do Arquivo Público do Estado. Agendamento: acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br
|
|
SÃO PAULO
CENTRO DE MEMÓRIA DA ETEC PROFESSOR CAMARGO ARANHA
Rua Marcial, 25 - Mooca – SP
http://eteccamargoaranha.com.br/
06 de junho
a
10 de junho -
8h às 16h
Mostra de filmes
Pequeno vídeo expondo atividades e trabalhos de artes dos alunos da década de 90 da Etec "Professor Camargo Aranha".
|
|
SÃO PAULO
CENTRO DE MEMÓRIA BUNGE
Rua Diogo Moreira, 184 - 5º andar. Pinheiros. São Paulo/SP
https://fundacaobunge.org.br
09 de junho - 14h
Visita mediada
"Memória do trabalho e o trabalho da memória: a preservação de documentos pessoais dentro de acervos empresariais”. Mostra de documentos, visita ao Acervos e roda de conversa com especialistas. Link do formulário de inscrição:
https://airtable.com/shrzvt3xxaQAL3hwF
|
|
SÃO PAULO
CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
Av. São João, 473. Galeria Olido. Centro Histórico de São Paulo
https://pt-br.facebook.com/centrodememoriadocircosp/
01 de janeiro a 31 de dezembro - 10h às 18h
Exposição
Hoje Tem Espetáculo! Exposição consagrada ao circo, de caráter permanente, apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. Com documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, audiovisuais, maquetes, distribuídas em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias, e Café dos Artistas. Inaugurada em 2012, a exposição ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, e uma sala do térreo. A curadoria de Verônica Tamaoki, coordenadora do CMC, foi agraciada, em 2013, com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e o projeto expográfico de Carla Caffé foi selecionado pela 10a Bienal do Design
20 de abril a 31 de julho - 10h às 18h
Exposição
Ocupação Expedycto Lyma. Amigos, amigas, respeitável público! Com vocês, a Ocupação Expedycto Lyma, uma homenagem ao popular Polaco, ator, produtor, cineasta, criador do Circo Theatro do Alemão, que percorreu o interior do estado de São Paulo na virada dos anos 1970, derramando causos de amor e traição, de mocinho e bandido, escritos por ele. Após dificuldades para manter seu circo, ele forma um grupo teatral mambembe até conhecer a câmera super-8. Maravilhado com a arte cinematográfica, produz dez longas entre 1979 e 1984, o que o torna o cineasta com mais longas em S-8 no país, exibidos em seu ‘pavilhão cinematográfico’, que circulava pelas zonas rurais. E em VHS, fez mais de uma dezena (1996 a 2002), também restaurados através do projeto Cinema é Sonho. Com vocês, o Circo Theatro do Alemão, pela primeira vez na capital, e no Centro de Memória do Circo!
|
|
SÃO PAULO
CASA DO POVO
Rua Três Rio, 252 - Bom Retiro - São Paulo/SP
www.casadopovo.org.br
07 de junho
a
09 de junho -
14h
Curso
O presente minicurso tem objetivo refletir sobre como as organizações coletivas autônomas e centros culturais podem (re) pensar seus arquivos associados aos direitos. Para tanto, será apresentada a história e atuação da Casa do Povo, fundada em 1946 pela comunidade judaica progressista, como um centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, coletividade e memória. Em um segundo momento, a partir de um estudo de caso dos acervos custodiados na Casa do Povo, o minicurso pretende mostrar as dimensões na convivência de fundos e coleções provenientes de movimentos autônomos, debatendo perspectivas e dimensões para a recuperação da informação e a produção de conhecimentos.
|
|
SÃO PAULO
CASA DO POVO
Rua Três Rio, 252 - Bom Retiro - São Paulo/SP
www.casadopovo.org.br
06 de junho
a
10 de junho
Exposição
No final da 2021, o acervo pessoal de Sueli Carneiro foi acolhido pela Casa do Povo, onde está recebendo tratamento técnico para então retornar para a Casa Sueli Carneiro, uma instituição fundada com o propósito de articular seu pensamento ativista-intelectual em expressões e linguagens negras de continuidade de memória e resistência. O acervo de Sueli Carneiro mostra a vida de uma liderança negra que luta por políticas reparatórias para pessoas negras no Brasil. Entre cartas, escritos, fotografias, noticiários, entrevistas e outras tantas espécies documentais, o acervo apresenta uma mulher que está sempre ao lado da família e da militância pelos direitos humanos. Mostrar os documentos de seu acervo, é também uma reflexão sobre as ausências negras na Biblioteca e no Arquivo da Casa do Povo. Os documentos dessa intelectual são uma forma de revisitar e reinventar as noções de cultura, comunidade e memória da própria Casa do Povo. A união entre essas Casas (Sueli Carneiro e Casa do Povo) não acontece apenas pelo acervo acolhido, mas também pelos propósitos antirracistas, o pensamento crítico e a possibilidade de promover encontros como parte do processo de transformação social.
|
|
SÃO PAULO
INSTITUTO BUTANTAN - CENTRO DE MEMÓRIA E MUSEU DE SAÚDE PÚBLICA EMÍLIO RIBAS
Av. Vital Brazil, 1500. Butantã
https://butantan.gov.br/
09 de junho - 10h às 12h (Museu de Saúde Pública Emílio Ribas) e 14h às 16h (Centro de Memória)
Visita mediada
O Instituto Butantan convida a todos para conhecer os acervos históricos da Saúde Pública de São Paulo por meio da visita técnica de suas áreas de salvaguarda, localizadas no Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e no Centro de Memória, observando como são seus processos de preservação. Vagas limitadas. Inscrição através do link: https://forms.gle/cdvbtamtLekXDtwu8
|
|
SÃO SIMÃO
FUNDAÇÃO CULTURAL SIMONENSE
Rua Campos Sales, 177. Centro
museusimonense.com.br
06 a 10 de junho
Visita mediada
Os arquivos históricos da Fundação Cultural Simonense estarão a disposição para pesquisas mediadas.
|