Diretrizes de Submissão
Diretrizes para Submissão de Resumo Expandido (comunicação livre e pôster)
Período de inscrição: 11 de fevereiro a 22 de abril de 2022.
Template de resumo expandido: baixe aqui.
Template de apresentação de comunicação livre: baixe aqui.
Template de pôster: baixe aqui.
- Podem submeter trabalhos (comunicação livre e pôsteres):
-
graduandos em arquivologia ou áreas afins (apenas na categoria pôster);
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graduados em arquivologia ou áreas afins;
-
mestres;
-
doutores.
- O trabalho deve ser inédito e seguir a temática do evento, tendo como objeto de pesquisa o processamento técnico e/ou a preservação de acervos arquivísticos permanentes.
- O resumo expandido deve ser elaborado e submetido em forma de texto, conforme as regras aqui estipuladas. O não cumprimento significa, automaticamente, a desconsideração do trabalho.
- Cada autor pode submeter apenas dois trabalhos por edição do evento, inclusive na condição de coautor. Na hipótese de haver mais de duas inscrições, serão consideradas apenas as duas primeiras.
- A inscrição para apresentação de trabalhos, nas modalidades de comunicação livre ou pôster, será concluída somente após a realização das duas etapas mencionadas (identificação e envio do resumo expandido).
- O autor deve, no ato da inscrição para submissão de trabalhos, indicar a modalidade de apresentação de sua preferência, comunicação livre ou pôster.
- O sistema de submissões aplica a avaliação cega por pares. Por essa razão, nome do autor, afiliação institucional, titulação e e-mail não devem constar no corpo do texto do resumo expandido.
- Nenhuma alteração poderá ser feita após a submissão do resumo expandido, salvo recomendações dos avaliadores.
- Apenas um autor poderá efetuar a comunicação oral, na modalidade de comunicação livre.
- O tempo previsto para apresentação de comunicação livre (exposição oral) será de 15 a 20 minutos.
- O tempo previsto para apresentação de pôster será de 5 a 10 minutos, e a apresentação deverá ser enviada anteriormente, em vídeo, conforme o cronograma.
-O vídeo deverá seguir os seguintes padrões técnicos:
Formato: retrato
Tempo do vídeo: entre 5 e 10 minutos
Formatos: mp4 (MPEG-4)
Resolução mínima: HD 1280 x 720
- O vídeo deverá ser enviado por nuvem através do uso de link para o e-mail sppa@an.gov.br e o arquivo deverá ser nomeado com o nome do autor.
- Somente a apresentação de comunicação livre ou pôster dará direito à publicação.
- A não apresentação do trabalho (exposição oral ou pôster) implica no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados.
- O certificado do trabalho aceito, apresentado e publicado será emitido para cada um dos autores.
- Os autores que tiverem os seus resumos expandidos aprovados pela comissão científica e apresentados, independentemente da modalidade, comunicação livre ou pôster, poderão enviar o trabalho completo para publicação, em formato de livro (impresso e/ou eletrônico).
- O trabalho completo, para publicação, deverá ser enviado até 30 dias após a finalização do ISPPA. As regras para a publicação estão disponíveis no material de apoio.
- Os casos omissos ou não previstos serão solucionados mediante apreciação da Comissão Organizadora e/ou da Comissão Científica do I SPPA.
Serão critérios de avaliação:
- adequação à norma padrão da língua;
- pertinência do conteúdo ao I SPPA;
- originalidade e relevância;
- construção dos argumentos e clareza da apresentação dos conceitos, ideias e procedimentos metodológicos;
- estar em acordo com as “Normas para elaboração e submissão dos originais”;
- resultados alcançados.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados no formulário de inscrição serão usados exclusivamente pelo I Seminário Internacional de Processamento Técnico e Preservação de Acervos Arquivísticos, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
As regras para a publicação estão disponíveis no material de apoio
Diretrizes de submissão de relatos de experiências e divulgação institucional
VEJA AQUI OS VÍDEOS SELECIONADOS NESTA MODALIDADE
O objetivo desta modalidade é promover a troca de experiências práticas, do processamento técnico e da preservação de acervos arquivísticos permanentes, e/ou divulgar as diversas instituições de custódia de acervos arquivísticos, de forma que seus resultados possam contribuir com a construção de conhecimento no âmbito da arquivologia, e/ou serem passíveis de aplicação em realidades similares.
Diretrizes para submissão de relatos de experiência e divulgação institucional
Período de inscrição: 15 de fevereiro a 12 de junho de 2022.
Podem submeter relatos de experiência e divulgação institucional (em formato de vídeo):
-
Profissionais que atuam no processamento técnico e preservação de arquivos permanentes
Após a inscrição na modalidade relato de experiência e divulgação institucional, o autor deve enviar um vídeo com a apresentação, de 5 a 10 minutos de duração.
O vídeo deverá ser enviado por nuvem através do uso de link para o e-mail sppa@an.gov.br e o arquivo deverá ser nomeado com o nome do autor.
Cada autor pode submeter apenas um relato de experiência ou divulgação institucional, em formato de vídeo, por edição do evento, inclusive na condição de coautor. Na hipótese de haver mais de uma inscrição, será considerada apenas a primeira.
A inscrição, para o relato de experiência, será concluída somente após o envio do formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/CYRHq2gQii) e da apresentação em vídeo.
As apresentações serão avaliadas pelo corpo técnico do Arquivo Nacional, indicado pela Comissão Organizadora do I SPPA.
Os casos omissos ou não previstos serão solucionados mediante apreciação da Comissão Organizadora do I SPPA.
Serão critérios de avaliação:
- adequação à norma padrão da língua;
- pertinência do conteúdo ao I SPPA;
- construção dos argumentos e clareza da apresentação.;
- estar em acordo com as “Diretrizes para submissão de relatos de experiência e divulgação institucional”.
Instruções para gravação do relato de experiência e divulgação institucional
As apresentações dos relatos de experiência precisam ser gravadas em formato de vídeo.
Não são permitidas propagandas ou logomarcas comerciais nos vídeos.
Qualquer um dos autores (ou mais de um) pode participar da apresentação do vídeo.
O vídeo deve ser realizado com as seguintes configurações:
Formato: paisagem
Tempo do vídeo: entre 5 e 10 minutos
Formatos: mp4 (MPEG-4)
Resolução mínima: HD 1280 x 720
O vídeo necessita ser claro e o áudio compreensível. Devem-se evitar interferências que possam prejudicar a qualidade do vídeo: como barulho e pouca iluminação.
O arquivo de vídeo precisa ser nomeado com o mesmo nome do autor informado no formulário de inscrição.
É permitido o uso de slides no decorrer da apresentação e gravação. Sugere-se o uso do template (material de apoio) de apresentação, disponibilizado pelo I SPPA.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados no formulário de inscrição serão usados exclusivamente pelo I Seminário Internacional de Processamento Técnico e Preservação de Acervos Arquivísticos, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.