Outras bases de dados
Publicado em
01/11/2016 11h59
Atualizado em
27/08/2024 11h23
Além do Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN , dispomos de outras bases de dados para acessar o acervo custodiado:
Acervo Judiciário
Esta base de dados reúne os documentos judiciais provenientes de diversos órgãos do Poder Judiciário, englobando processos de habilitação para casamento, processos referentes a registros de nascimento, casamento e óbito, processos cíveis e comerciais pertencentes às Varas Cíveis, Varas Comerciais, Pretorias do Rio de Janeiro e Tribunais Superiores, bem como, processos das antigas coleções formada ao longo dos anos no Arquivo Nacional, como: Escravos, Terras, Inventários e Titulares.
Biblioteca Digital do Arquivo Nacional (BDAN)
A BDAN é uma plataforma voltada para a indexação, preservação e acesso aos objetos informacionais digitais publicados e produzidos pela instituição, bem como obras que tenham o Arquivo Nacional como tema, que integrem a sua memória e estejam em domínio público.
Catálogo da Biblioteca Maria Beatriz Nascimento
A Biblioteca Maria Beatriz Nascimento foi criada em 24 de março de 1876 pelo regulamento do Arquivo do Império (anexo ao Decreto n.º 6.164/1876), com o objetivo de reunir, além da coleção impressa de legislação brasileira, obras de direito público, administração, história e geografia do Brasil. Dedicada a um público especializado, possui um rico acervo de obras raras e especiais.
Entrada de Estrangeiros no Brasil
Para recuperar a história dos grupos migratórios que participaram na formação da sociedade brasileira contemporânea, o Arquivo Nacional e a Associação Cultural do Arquivo Nacional, com o apoio do BNDES, iniciaram em outubro de 2008 o projeto "Entrada de Estrangeiros no Brasil: As relações de passageiros desembarcados no porto do Rio de Janeiro". O resultado dessa parceria é uma base de dados que hoje conta com informações de mais de duzentos mil imigrantes do período de 1875 a 1910.
Família Ferrez
A base de dados Família Ferrez contem informações sobre o acervo documental de cerca de 40 mil itens acumulados e preservados ao longo de mais de 150 anos. Inclui os arquivos pessoais de Gilberto Ferrez, do seu pai, tio e avô, respectivamente, Júlio, Luciano e Marc Ferrez, além do arquivo da firma comercial que possuíam - Marc Ferrez & Filhos.
Memórias Reveladas
O banco de dados Memórias Reveladas reúne, de forma cooperativa, informações sobre o acervo arquivístico relacionado à repressão política no período 1964-1985, custodiado por diferentes entidades brasileiras. As informações, exibidas em até cinco níveis de detalhamento, acham-se em constante atualização. Proporciona um panorama do acervo disponível à consulta em diferentes pontos do país e permite acompanhar a inventariação das fontes documentais. À medida que o banco cresce em registros, as buscas temáticas, por nomes e/ou datas, favorecem o cruzamento e a confrontação de dados, assim como a identificação dos documentos que servem à reconstituição de fatos e processos. As imagens dos documentos, gradualmente associadas aos registros, tornam possível a visualização de cartas, processos, mapas, desenhos, fotografias, folhetos e panfletos
Movimentação de Portugueses no Brasil (1808 - 1842)
O Arquivo Nacional, com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, disponibiliza para consulta a base de dados “Movimentação de Portugueses no Brasil (1808 - 1842)”. A base possui 64.194 registros e permite a busca das mais variadas informações, tais como: idade, estado civil, profissão, acompanhantes, locais de residência e moradia, destinos e características físicas.
Ofício de Notas da Cidade do Rio de Janeiro
Os registros da base de dados Ofícios de Notas dizem respeito às fichas produzidas na década de 1970 pela antiga Seção do Poder Judiciário do Arquivo Nacional. Esse trabalho não abrange o 6º, 9º, 13º e 17º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, pois não foram recolhidos a esta instituição.
Processos do Supremo Tribunal Federal, do Supremo Tribunal da Justiça e da Casa da Suplicação
Produto do acordo de cooperação celebrado entre o Supremo Tribunal Federal e o Arquivo Nacional em 2007, esta base de dados recupera documentos provenientes da Casa da Suplicação do Brasil, do Supremo Tribunal de Justiça e, finalmente, do Supremo Tribunal Federal. Todo este volume de informações está agora disponível na Internet, permitindo maior acesso a esses acervos e garantindo a recuperação rápida de informações valiosas para a compreensão da história da mais alta corte do País.