Notícias
Técnicos do AN dão continuidade à agenda mensal de visitas às instituições do RS que tiveram acervo atingido por inundação
Na semana de 19 a 23 de agosto, uma segunda equipe técnica do Arquivo Nacional chegou ao Rio Grande do Sul, para dar continuidade aos trabalhos de recuperação e preservação do patrimônio documental na região. A equipe foi composta pelo Diretor de Gestão de Documentos e Arquivos, Jean Camoleze, pelo coordenador-geral da Codag, Djalma Mandu e pela coordenadora da Copac, Maria Julia F. Cardoso.
Os técnicos realizaram visitas nos locais de arquivamento dos acervos e tiveram reuniões com gestores de doze órgãos do Rio Grande do Sul, conforme segue: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra; Ministério da Agricultura e Pecuária - Mapa; Polícia Federal - PF; Banco Central - Bacen; Banco do Brasil - BB; Caixa Econômica Federal - CEF; Serviço Geológico do Brasil - CPRM; Serviço Nacional de Processamento de Dados - Serpro; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE; Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, e Procuradoria Regional da Fazenda Nacional – PRFN.
As visitas deram continuidade à verificação da situação dos documentos danificados durante a catástrofe climática, nas quais foram fornecidas orientações técnicas, bem repassados os procedimentos sobre o disposto na medida provisória, que destina R$14.678.000,00 para ajudar na recuperação de documentos.
Com mais esta ação, o Arquivo Nacional continua a apoiar a recuperação e a preservação do patrimônio documental brasileiro, fortalecendo parcerias estratégicas e disseminando boas práticas para enfrentar os mais diferentes desafios, como é o caso dos acervos atingidos pela inundação no RS.