Notícias
Série publicações do CONARQ - Diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais
O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), como uma das principais fontes de informação sobre arquivos, padrões e melhores práticas arquivísticas, vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico. As publicações do CONARQ são consideradas referência para a Arquivologia em instituições públicas e privadas em território nacional e na América Latina. Dentre os diversos documentos técnicos de seu site, encontra-se a publicação “Diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais”.
Este documento, aprovado pela Resolução nº 37 do CONARQ, estabelece diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais, com o objetivo de garantir a identidade e integridade desses documentos e minimizar os riscos de modificações, a partir do momento em que foram salvos pela primeira vez e em todos os acessos subsequentes. Acesse aqui o documento.
O CONARQ é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo. Por intermédio de suas Câmaras Técnicas e Setoriais, e Comissões Especiais, o CONARQ promove e desenvolve importantes ações técnico-científicas, como seminários, oficinas, workshops e cursos. Saiba mais Sobre o CONARQ clicando aqui.