Notícias
Série Conarq: Arquivos Públicos Municipais
O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa, visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.
Como uma das principais fontes de informação sobre arquivos, padrões e melhores práticas arquivísticas, o Conarq vem produzindo e divulgando um amplo e significativo repertório de publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico. As suas publicações são consideradas referência para a arquivologia em instituições públicas e privadas em território nacional e na América Latina. Por intermédio de suas Câmaras Técnicas e Setoriais, e Comissões Especiais, o Conarq promove e desenvolve importantes ações técnico-científicas, como seminários, oficinas, workshops e cursos. Saiba mais, clicando aqui.
Dentre os diversos documentos técnicos de seu site, destacamos esta semana na Série Conarq, o folder da Campanha de Criação e Desenvolvimento de Arquivos Públicos Municipais.
Este documento tem como objetivo principal informar e sensibilizar as autoridades públicas municipais e também os cidadãos acerca da importância dos arquivos públicos para a boa governança, construção da memória e preservação da identidade histórica e cultural da comunidade local, bem como, ressaltar a importância da implementação de programas de gestão de documentos e informações públicas no âmbito das prefeituras e das câmaras de vereadores, com a finalidade de apoiar os municípios brasileiros a tornar a administração pública municipal mais transparente e eficaz, garantindo dessa forma o direito de acesso às informações e servindo como instrumento para o exercício pleno da cidadania.
A publicação está disponível aqui.