Notícias
Seminário debate o Programa Memória do Mundo em BH
O seminário promovido pelo Comitê MoWBrasil reuniu grande público na Universidade Federal de Minas Gerais. Estudantes, professores e profissionais de diversas áreas participaram de palestras e debates de acadêmicos e especialistas de órgãos de documentação, patrimônio e memória.
A abertura do seminário, na noite do dia 3 de outubro, contou com a presença do reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, do Secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e da Diretora da ECI, Therezinha de Fátima Carvalho de Souza.
A conferência de abertura foi proferida pelo consultor do Programa Memória do Mundo - MoW Internacional , Ray Edmondson, que apresentou os 25 anos de história e os princípios norteadores do Programa e informou sobre o processo de revisão das Diretrizes Internacionais que regem o MoW. Alguns pontos dessa revisão são a manutenção de suas características como um programa gerido por especialistas, a importância da preservação do patrimônio documental e a necessidade de aumentar o viés educacional do Programa.
Ray Edmondson
Durante todo o dia 4 de outubro ocorreram as mesas "Patrimônio Documental Brasileiro"; as "Ciências da Conservação", coordenada pelo especialista em gestão de documentos digitais do Arquivo Nacional, Carlos Augusto Ditadi; os "Arquivos Audiovisuais", que contou com palestra do Supervisor de documentos fílmicos do Arquivo Nacional, Antonio Laurindo dos Santos Neto; as "Fronteiras dos Arquivos", o "Patrimônio bibliográfico do Brasil" e as relações entre o "Patrimônio Museológico: memória e história".
Antônio Laurindo
O seminário foi encerrado com uma conferência de Caio Boschi, que reforçou a necessidade de um projeto comum para a identificação, preservação e acesso a esses acervos, e instou a manutenção dos trabalhos da Comissão Luso-Brasileira de Salvaguarda do Patrimônio Documental – COLUSO, que há 22 anos reúne uma rede de entidades e especialistas brasileiros e portugueses para organizar, reformatar e disponibilizar esses fundos.
Caio Boschi
Por: Equipe de Educação do Arquivo Nacional
Ascom - Assessoria de Comunicação Social
Visite nossas redes sociais:
Twitter -
https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook -
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest -
https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram -
https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube -
https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud -
https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr -
https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/
Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse:
http://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html