Notícias
Saiba como foi o segundo dia do Arquivo em Cartaz
Nesta quinta-feira (7/11), ocorreu o segundo dia da edição 2019 do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. A programação incluiu uma edição especial do Arquivo Faz Escola, que apresentou o filme “Em busca de Lélia” (Brasil, 2017), de Beatriz Vieirah.
Na mostra Arquivo N (Globo News), foi exibido o filme “A vida e a obra revolucionária de Nise da Silveira”, que conta a trajetória e a obra da médica psiquiatra Nise da Silveira, que transformou os métodos de tratamento de pessoas com transtornos mentais no Brasil.
Na Mostra Competitiva, o público pôde assistir aos filmes Extratos (Brasil, 2019), de Sinai Sganzerla; Travelling adiante (Brasil, 2019), de Lucio Branco; O Barato de Iacanga (Brasil, 2019), de Thiago Mattar; Viagem a Portugal Pequeno (Brasil, 2018), de Luiz Rosati; e Che, memórias de um ano secreto (Brasil e Argentina, 2018), de Margarita Hernández.
Foi realizada também a oficina de conservação de documentos fotográficos, ministrada por Cristiane Torrão Pinto, servidora do Arquivo Nacional. A oficina contou com seis participantes, que puderam ter contato com aspectos teóricos e práticos da atividade. Os temas abordados foram história, manuseio, identificação, acondicionamento, guarda, higienização, pequenos reparos e reformatação de diferentes suportes (discos, fitas magnéticas e CDs).
O Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo tem como objetivo a discussão em torno da preservação de acervos cinematográficos e a (re)utilização de materiais de arquivo em novas produções. Representa também um importante espaço de formação, reflexão, divulgação e exibição de filmes com imagens de arquivo. O evento é vocacionado para divulgar e incentivar a realização de filmes com imagens de arquivo e para debater e refletir a preservação de acervos cinematográficos. A edição de 2019 vai até 13 de novembro, com programação no Arquivo Nacional e no Cine Arte UFF.
Auditório do Arquivo Nacional
Fonte: página do Arquivo em Cartaz no Facebook
No centro, ao lado direito, a servidora Cristiane Torrão Pinto
Fonte: Ascom/AN