Notícias
Rótulos no acervo do Arquivo Nacional
A Coordenação Regional do Arquivo Nacional em Brasília - COREG guarda um importante acervo de rótulos de produtos comercializados no Brasil durante os anos de 1939 a 1972, que constam dos processos da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), do Ministério da Agricultura. O acervo da DIPOA possui uma gama variada de documentos: controle de produção, importação e exportação de produtos, mapas estatísticos de produção animal, registro de estabelecimentos, e claro, registro de rótulos.
No acervo, estão presentes os rótulos de inúmeras marcas conhecidas dos consumidores brasileiros até hoje: Sadia, Knorr, Gomes da Costa, Nestlé, Perdigão, Seara, Swift, entre tantas outras. Os rótulos de empresas fundadas por estrangeiros e seus descendentes no início do século XX, incluindo, italianos, dinamarqueses, portugueses, holandeses, igualmente apresentam o impacto dos imigrantes na alimentação brasileira, ao introduzirem no mercado brasileiro produtos similares àqueles de sua cultura gastronômica.
Em sua sede no Rio de Janeiro, o Arquivo Nacional mantém outro acervo de rótulos, na Série Indústria e Comércio (BR ANRIO 9X), com cerca de mil rótulos de produtos que abrangem toda a segunda metade do século XIX. Sobre este acervo, foi lançado em 2009 o livro Marcas do Progresso: consumo e design no Brasil do século XIX , das historiadoras, Cláudia Beatriz Heynemann e Maria do Carmo Rainho, em uma coedição da editora Mauad e do Arquivo Nacional.
Referências: Ministério da Agricultura: BR DFANBSB DP, caixa 527, processo nº 649, 1954 (salame italiano sadia); BR DFANBSB DP, caixa 526, processo 2.899, 1952 (gulasch Uru); BR DFANBSB DP, caixa 819, processo 4.972, 1945 (farinha láctea Nestlé); BR DFANBSB DP, caixa 819, processo 2.202, 1960 (sardinhas Gomes da Costa) e BR DFANBSB DP, caixa 526, processo 2.314, 1952 (fiambre Perdigão).
Fonte: COREG.