Notícias
Dia Munidal do Patrimônio Audiovisual
Registros audiovisuais e defesa de direitos
No mundo em que vivemos, em que as tecnologias de comunicação estão cada vez mais avançadas e integradas, registros audiovisuais podem ser feitos por qualquer um que tenha um celular nas mãos, e compartilhados com uma grande quantidade de pessoas quase instantaneamente. Essa facilidade de produzirmos vídeos, ao mesmo tempo em que gera um número significativo de registros – com os quais os arquivos terão que lidar – , permite documentar aspectos diversos do cotidiano.
Nesse universo, destacamos o acervo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), instituição liderada pelo sociólogo Betinho que completa 40 anos de existência em 2021, e cujo acervo de documentos audiovisuais, iconográficos e sonoros foi doado ao Arquivo Nacional em 2011. O instituto, comprometido com a defesa da democracia e dos direitos da população brasileira, desenvolve atividades filantrópicas, científicas, educativas e culturais, destacando-se estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas; promoção de cursos e seminários; publicações; assessoramento no campo da defesa de direitos; e prestação de serviços de assistência social. O Ibase faz parte da história da Internet brasileira por ter criado o Alternex, o primeiro provedor de acesso à Internet no Brasil, além de ter sido responsável por organizar uma dos mais importantes movimentos sociais da história do país, a "Campanha contra a fome", que se tornaria a organização independente Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida .
O objetivo deste evento de comemoração do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é apresentar diferentes produções audiovisuais que, de alguma maneira, estão ligadas a questões de cidadania, defesa de direitos, meio ambiente e ações sociais, destacando assim a importância da preservação de documentos audiovisuais por instituições públicas, diante dos desafios tecnológicos da modernidade, como garantia de amplo acesso à informação e ao exercício de seus direitos sociais. Após a exibição das produções, propomos uma mesa de debate composta por produtores desses registros audiovisuais, por representantes de instituições de guarda desses documentos e/ou algum pesquisador do assunto.
Quando
Quarta-feira, 27 de outubro - 15h.
Onde
Programação
15h - Fala de abertura
15h15min - Exibição de filmes
16h20min - Mesa de debate
17h - perguntas ao público
17h20min - Encerramento