Notícias
Ouvidoria do Arquivo Nacional: um canal direto com você
A Ouvidoria do Arquivo Nacional promove a participação do usuário na Administração Pública, recebendo as manifestações relativas aos serviços prestados pelo órgão e seus servidores e atuando para buscar a satisfação do usuário do serviço público. Canal de interação entre o Arquivo Nacional e a sociedade, a Ouvidoria recebe as demandas e busca solução para cada caso. “A articulação e colaboração de todas as coordenações da instituição é fundamental para que a Ouvidoria consiga cumprir plenamente sua missão”, avalia Daniele Catalão, responsável pela Ouvidoria do Arquivo Nacional.
A instalação de corrimão na escada de entrada do prédio principal e mudanças na iluminação da Sala de Leitura são exemplos de sugestões recebidas pela Ouvidoria que foram colocadas em prática pela instituição. “A Ouvidoria não é um canal só para reclamações. Estamos abertos a receber solicitações, elogios, denúncias e sugestões que contribuam para melhorar a qualidade dos serviços prestados”, afirma Daniele.
A Ouvidoria recebeu no ano passado 460 demandas, a maior parte relacionada à pesquisa em acervos custodiados pela instituição. Desde junho de 2017, a equipe passou a desenvolver também as atividades relacionadas ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do Arquivo Nacional. No ano passado, o SIC recebeu 352 solicitações de acesso à informação. O setor também auxilia o cidadão a identificar o lugar mais apropriado para a resolução da sua demanda, caso não seja o Arquivo Nacional.
O Sistema Federal de Ouvidorias
A Ouvidoria do Arquivo Nacional é uma ouvidoria setorial da Ouvidoria-Geral do Ministério da Justiça e segue as normas do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, sob a responsabilidade da Ouvidoria-Geral da União.
Em fevereiro de 2018 foi assinada a portaria que cria a Rede de Ouvidoria do Ministério da Justiça (OuvJus), com a finalidade de fortalecer a atividade . Uma das novidades é que em breve o tratamento das manifestações será realizado por meio do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV).
Saiba como fazer sua manifestação
A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O contato com a Ouvidoria pode ser realizado através de telefone (21)2179-1326, por meio eletrônico, através do sistema de Ouvidoria Eletrônico do Ministério da Justiça , ou ainda pessoalmente na sala P2-05 na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Outro meio para se manifestar é o formulário impresso disponível na recepção do Arquivo Nacional, que pode ser depositado na urna no mesmo local.
Saiba mais: http://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/br/ouvidoria.html
ASCOM- Assessoria de Comunicação Social
Visite nossas redes sociais:
Twitter -
https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook -
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest -
https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram -
https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube -
https://
www.youtube.com
/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud -
https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/
Flickr -
https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/
Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse:
http://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html