Notícias
Nota pública
Considerando a notícia veiculada no site da revista Veja (Exclusivo: A tática de esconder a ditadura continua | VEJA (abril.com.br), o Arquivo Nacional vem a público esclarecer que:
1. A Coordenação de Pesquisa, Educação e Difusão do Acervo do Arquivo Nacional ofertou aos autores Lucas Pedretti, Marco Marques Pestana e Pedro Ivo Teixeirense, vencedores do Prêmio Memórias Reveladas de 2017, a possibilidade de publicação e lançamento dos livros em versão digital como alternativa à edição impressa com o objetivo de possibilitar a ampla divulgação. Em correspondência datada de 15 de junho 2021, a proposta foi recusada. É importante ressaltar que a mesma oferta foi feita, pelo Arquivo Nacional, aos vencedores do Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca de 2018, que a aceitaram e terão seus trabalhos lançados ainda neste mês. Todos os livros vencedores de ambos os prêmios estão referenciados como próximos lançamentos no site da instituição.
2. Há um processo licitatório, em andamento, para contratação de empresa especializada em impressão gráfica dessas e de outras obras institucionais no âmbito do Arquivo Nacional.
3. As bases de dados do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-85) Memórias Reveladas sempre estiveram e continuam disponíveis para amplo acesso público. O Arquivo Nacional, instituição de Estado, fundada em 1838, continua exercendo sua missão institucional de preservar e promover o acesso ao documentos que constituem o patrimônio documental do país, além de apoiar os cidadãos na busca de seus direitos, e o Poder Público em suas decisões, por meio do pleno acesso à informação e do incentivo à produção de conhecimento científico e cultural.
4. Por fim, lamenta-se que não tenha havido contato prévio dos responsáveis pela notícia publicada que citou o Arquivo Nacional, em busca desses esclarecimentos, como regem as boas práticas jornalísticas, e como é de praxe no bom relacionamento mantido pela instituição com os veículos de imprensa.