Notícias
Neste 25 de agosto, conheça a história da FEB em exposição virtual
Neste Dia do Soldado, a exposição virtual “Força Expedicionária Brasileira: pracinhas no teatro da guerra” traz uma seleção inestimável de fotografias, filmetes e gravações radiofônicas que descrevem a tensão que levou o Brasil a se juntar aos Aliados na Segunda Guerra Mundial, bem como a atuação dos pracinhas no front europeu, até seu retorno, trazendo consigo a vitória no conflito, e um lugar da memória do povo.
Os documentos que compõem a mostra relatam, por exemplo, a reação ao afundamento de embarcações brasileiras pelos alemães, o que precipitou a entrada do Brasil na Guerra. A aparente neutralidade deu lugar a uma campanha intensa e, até certo ponto, desacreditada. Dizia-se que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil enviar suas tropas, o que levou à criação da expressão “a cobra vai fumar” quando, finalmente, a FEB desembarcou na Itália, em 1944.
A narrativa também aborda a luta nos campos de batalha, as saudades de casa e curiosidades, como os meios de comunicação utilizados e a presença dos correspondentes da imprensa. Terminada a euforia do retorno, os registros históricos mostram os esforços para que a história dos combatentes fosse preservada.
Na imagem, chegada de mais um contingente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) pelo navio Pedro II, em 13 de agosto de 1945. Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional. BR RJANRIO_EH_0_FOT_FEB_00093