Notícias
Mídia social
Após três meses de implantação da nova metodologia de atuação, a equipe de Comunicação do Arquivo Nacional disponibiliza uma visão estatística do trabalho no período.
O maciço investimento de tempo em planejamento e o trabalho em equipe, aliados a parceria com a área de pesquisas da instituição e o alinhamento com as coordenações e a direção-geral, foram fatores fundamentais para o aumento nos números apresentados.
Com foco voltado para a divulgação do acervo e das atividades do AN, o total de matérias publicadas nas redes sociais, no portal e na intranet cresceu de 233 em março para 410 em maio e totalizando 985 publicações no período, com destaque para o aumento na quantidade de publicações nas redes sociais que passou de 132 para 351 postagens.
O Facebook foi responsável por boa parte do crescimento da presença do Arquivo nas redes com aumento no volume de publicações, de 72 em março para 217 em maio e totalizando 412 no período de março até maio.
No que tange as visualizações, ou seja, número de vezes que as publicações, nas redes sociais e no portal, foram vistas, os números surpreendem, chegando a 1.442.660 em maio, acumulando 3.342.253 visualizações no trimestre (março / maio).
Para atingir o patamar atual, a equipe da ASCOM direcionou esforços e novas metodologias em busca de novos “seguidores” nas redes sociais, as ações, que envolveram outras áreas do AN na elaboração de conteúdo e pesquisas, introduziu a criação de séries semanais com temáticas definidas e efemérides identificadas com os internautas. Sempre pensando na divulgação do AN, do acervo e das atividades, foram identificados os principais grupos ligados a Arquivologia e História nas redes sociais e neles, divulgadas as postagens, aumentando assim o potencial de multiplicação e compartilhamento das informações. Hoje, nas redes sociais administradas pela ASCOM, temos mais de 86 mil seguidores, com destaque para o crescimento de 11 mil para 51mil seguidores no Twitter .
Essa visibilidade tem como resultado a maior exposição do Arquivo Nacional e de seus servidores junto a população, fato que colabora para o fortalecimento da instituição e o reconhecimento público de sua importância.
Para continuar no ritmo crescente, a equipe da ASCOM vem estimular o servidor e os colaboradores à seguirem as páginas do AN nas redes sociais e, se possível, compartilhar com sua rede de relacionamento as postagens, convidando os amigos para curtirem e seguirem as páginas do
Facebook
e do
Twitter
.
Acompanhe as redes sociais do Arquivo Nacional:
Twitter -
https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook -
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest -
https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram -
https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube -
https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud -
https://soundcloud.com/arquivo-nacional
ASCOM