Notícias
O AN e os 200 Anos de 1822
Mesa discute as guerras da Independência do Brasil
Na próxima quinta-feira (4 de agosto), às 16h, será realizada a mesa "As guerras de independência: ação e reação", no âmbito do ciclo de debates "O Arquivo Nacional e os 200 Anos de 1822".
O debate faz parte das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, e tem como objetivo refletir sobre o processo conflituoso de emancipação em relação a Portugal, dando ênfase às guerras de independência ocorridas nas províncias, e à reação do Rio de Janeiro.
A mesa contará com a participação de Hélio Franchini Neto, Hendrik Kraay e Magda Ricci.
Hélio Franchini Neto , diplomata de carreira, é doutor em História pela Universidade de Brasília e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É professor assistente de História da Política Externa Brasileira no Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores. Autor de "Independência e morte: política e guerra na emancipação do Brasil, 1821-1823", Hendrik Kraay possui doutorado em História pela University of Texas at Austin (1995). Leciona na Universidade de Calgary desde 1997. É especialista em História do Brasil e atualmente desenvolve pesquisas sobre a festa do Dois de Julho, na Bahia, e sobre o entrudo, seu declínio e o surgimento do carnaval. É autor de "Bahia's Independence: popular politics and patriotic festival in Salvador, Brazil, 1824-1900" (2019), "Days of national festivity in Rio de Janeiro, Brazil, 1823-1889" (2013) e "Política racial, Estado e forças armadas na época da Independência: Bahia, 1790-1850" (2011).
Magda Ricci é mestre (1993) e doutora (1998) pela Universidade de Campinas. Tem pós-doutorado na Universidade de Barcelona (2011), e é livre docente e professora titular pela Universidade Federal do Pará (2021), onde também dirige, desde 2021, o Centro de Memória da Amazônia.
A mesa "As guerras de independência: ação e reação" será transmitida ao vivo pela página do Arquivo Nacional no Facebook , não sendo necessário realizar inscrição prévia. Para receber o certificado de participação, durante a transmissão será disponibilizado o formulário para cadastro de presença, e o certificado será enviado para o e-mail registrado. O público poderá participar por meio de perguntas e outras interações nos comentários da transmissão.
*** Conteúdo editado em cumprimento às diretrizes de comunicação pública durante o período eleitoral, atendendo à Lei n.º 9.504/1997 ***