Notícias
Lançamento de livro
O livro "Documentos (In)Visíveis - arquivos da ditadura militar e acesso à informação em tempos de justiça de transição no Brasil", de Vicente Arruda Câmara Rodrigues, foi lançado no último dia 19 de maio, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju (SE).
A obra foi publicada pela editora Edise/Segrase, em parceria com o Arquivo Nacional / Memórias Reveladas e com a Comissão Estadual da Verdade de Sergipe.
"O livro é resultado de quase uma década de trabalho com os arquivos da ditadura militar de 1964-1985, sobretudo no acervo do Arquivo Nacional. Tem por objetivo investigar o acesso público às informações contidas em documentos produzidos ou acumulados por órgãos de inteligência e de polícia política durante a chamada ditadura militar brasileira", explica o autor.
Antes do lançamento, será promovida pela Comissão Estadual da Verdade uma oficina sobre os arquivos do SNI com o autor e a professora Inez Stampa (Arquivo Nacional/Memórias Reveladas e PUC-Rio), no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
Sobre o autor: Nascido em São Luís-MA, Vicente Arruda Câmara Rodrigues é mestre em Direito pela UFRJ, membro do grupo de pesquisa do CNPq Trabalhadores e Ditadura Civil-Militar no Brasil (PUC-Rio) e foi membro do Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições (LETACI) - UFRJ. É assessor da direção-geral do Arquivo Nacional para o tema Memória, Verdade e Justiça e membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil – Memórias Reveladas.
Ascom
22/maio