Notícias
Exposição "Rio em Movimento"
Último dia da exposição Rio em movimento: cidade natural, cidade construção
Nesta terça-feira, 13/12, é o último dia para visitar a exposição Rio em Movimento: cidade natural, cidade construção. A mostra está em cartaz na sede do Arquivo Nacional, das 9h às 18h, com entrada gratuita.
A exposição foi lançada em 2015, como parte das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro e apresenta ao público uma visão sobre as muitas intervenções realizadas no espaço urbano e na geografia da cidade, que alteraram profundamente a paisagem natural, desde o período colonial até finais dos anos 1970.
O acervo do Arquivo Nacional conta com variados fundos e coleções, como o do jornal Correio da Manhã, os arquivos privados do engenheiro Hélio de Brito, responsável pela abertura da Avenida Presidente Vargas, e da Família Ferrez – Júlio, Luciano e Gilberto Ferrez, principalmente, que registraram de perto algumas dessas mudanças, como a derrubada do morro do Castelo. O importante acervo de Livros Raros da Biblioteca da instituição contém a iconografia produzida por viajantes, botânicos e litógrafos que visitaram o Rio de Janeiro desde o período colonial. Fotografias, mapas, plantas, fotogramas de filmes, gravuras, litografias ajudarão a contar um pouco desta longa história da cidade, dividida entre as montanhas e o mar, entre o natural e o construído: o Rio Janeiro, uma cidade sempre em movimento.
Ascom
12/dez/2015