Notícias
Construção de cenários prospectivos para as atividades de gestão documental e arquivos
A primeira reunião do projeto Estudos Prospectivos em Gestão Documental e Arquivos na Administração Pública Federal realizou-se na Coordenação Regional do Arquivo Nacional, em Brasília. Equipes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea e do Arquivo Nacional - AN participaram do delineamento do projeto de parceria. Cenários Prospectivos são descrições coerentes de cenários futuros e o encaminhamento dos acontecimentos que permitem passar da situação atual à situação futura desejada.
Segundo Neide De Sordi, diretora-geral do Arquivo Nacional, a construção de cenários prospectivos para as atividades de gestão documental e arquivos irá contribuir para a formulação de políticas adequadas para o fortalecimento dessas atividades no âmbito do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA da Administração Pública Federal. O fortalecimento do SIGA é um dos projetos estratégicos do Arquivo Nacional, inserido no planejamento estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O projeto contará com a coordenação de Elaine Marcial doutora em Ciência da Informação e autoridade em Cenários Prospectivos, e Jhonathan Santos, bibliotecário e mestre em economia, do Ipea. Eles coordenam o projeto Bibliothinking 2050, que visa a aperfeiçoar o debate sobre as perspectivas e os desafios das bibliotecas da Administração Pública Federal, bem como reflexões sobre o futuro dessas unidades de Informação.