Notícias
Confira como foi o Encontro Nacional de Arquivos Públicos
No último dia 29 de novembro, ocorreu o Encontro Nacional de Arquivos Públicos promovido pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional (AN). Este projeto é resultado das atividades de um grupo de trabalho, composto pelas conselheiras: Beatriz Kushnir, Elina Pessanha, Monica Frandi Ferreira, Maria Teresa Matos e Nadia Kojio. Contou também com o apoio administrativo da Coordenação-geral de apoio ao Conarq/AN, em cumprimento a entrega de um dos projetos do Plano Estratégico do Conselho (período 2021-2023), visando o fortalecimento do colegiado e a priorização de suas ações.
O evento foi realizado na modalidade remota, transmitido pelo Facebook e YouTube do Conselho, tendo como tema central "Institucionalidade e governança dos Arquivos no Brasil".
O Coordenador-geral da Coaco/AN, Antonio Laurindo, iniciou o evento convidando para a abertura oficial Leandro Esteves de Freitas, Diretor Geral substituto do AN e Presidente do Conarq substituto, que afirmou ser fundamental o conhecimento das condições materiais que cercam os arquivos brasileiros, em especial os públicos. Destacou, ainda, o desejo do encontro fomentar a preservação da memória, a ampliação do acesso à informação e a eficiência administrativa do Estado.
Na sequência, Elina Pessanha, conselheira titular representante de instituições de ensino e pesquisa, organizações ou instituições com atuação na área de tecnologia da informação e comunicação, arquivologia, história ou ciência da informação (ANPOCS), fez um relato da experiência da organização desse encontro e expressou satisfação com a sua realização: “Só posso estar feliz com as possibilidades que, neste contexto de prováveis mudanças nas orientações para nossa área, o encontro traz para nos reunir, debater questões e estreitar nossa rede”.
A Palestra Magna foi apresentada pela conselheira titular Beatriz Kushnir, representante de instituições de ensino e pesquisa, organizações ou instituições com atuação na área de tecnologia da informação e comunicação, arquivologia, história ou ciência da informação (ANPUH).
Em seguida, Mercedes de Vega, uma das maiores pensadoras da Arquivologia contemporânea, já tendo atuado como Diretora Geral do Arquivo Geral da Nação do México e como Presidente da Associação Latino-americana de Arquivos, deu início à palestra. Com o tema "Institucionalidade e Governo: um ensaio sobre a dimensão arquivística da Administração Pública”, Mercedes destacou que "os documentos são fontes de poder", sendo instrumentos necessários para o exercício de todo Estado de Direito.
Na parte da tarde, a conselheira Monica Frandi Ferreira, representante suplente dos Arquivos Públicos Municipais, fez um breve relato sobre o Diagnóstico da Situação dos Arquivos, contextualizando a iniciativa ao Planejamento Estratégico 2021-2023 do CONARQ e apresentando o resultado preliminar das atividades dos grupos de trabalho.
Héllen Baldo, arquivista e coordenadora do Arquivo Público e Histórico Municipal de Sorocaba (SP) e Fernanda Linhares, arquivista e coordenadora do Arquivo da Câmara Municipal de Salvador (BA), relataram suas experiências municipais. As arquivistas apresentaram, respectivamente, o "Arquivo Eficiente: Gestão Inteligente e Sustentável” e "Arquivo da Câmara Municipal de Salvador: marcos históricos e institucionais". A mediação foi realizada pela conselheira Nadia Kojio, representante titular Arquivos Públicos Municipais.
Dando continuidade, Angélica Vicente dos Santos, arquivista, consultora do Governo do Estado de Roraima no Instituto de Previdência e assessora especial do gabinete da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do estado, proferiu a palestra "Institucionalização de um Arquivo Público Estadual: a experiência de Roraima", com a mediação de Maria Teresa Matos, conselheira suplente representante dos Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal.
Por fim, Lohayne Emerick, arquivista e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, apresentou o resultado da pesquisa “Sistema de Arquivos no Brasil: trajetória de um conceito”. Carolina de Oliveira, arquivista do Arquivo Nacional fez a apresentação da palestra.
O saldo positivo do evento foi a oportunidade criada para que os arquivos públicos integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) relatassem suas experiências. Assim, promovendo o inter-relacionamento dos Arquivos Públicos, com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas. Cabe destacar a ativa participação do público de diferentes partes do Brasil com perguntas e observações sobre os temas apresentados, confirmado por cerca de 1.000 visualizações.
A gravação do evento está disponível no Facebook e Youtube do Conarq.