Notícias
Cerimônia de Registro de Acervos no Programa Memória do Mundo
O Arquivo Nacional recebeu nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, em cerimônia solene no Auditório do Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica (Incaer), dois certificados de inscrição de acervos documentais no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco.
Os certificados são referentes ao acervo “Feminismo, Ciência e Política – o legado Bertha Lutz, 1881-1985”, uma candidatura conjunta com o Arquivo Histórico do Itamaraty, a Câmara dos Deputados, a Unicamp e o “Fundo Assessoria de Segurança e Informações da Fundação Nacional do Índio - Asi/Funai, 1968-2000”.
Representando o Arquivo Nacional na cerimônia, o assessor da Direção-Geral, Vicente Arruda Câmara Rodrigues, declarou que "O Arquivo Nacional tem o duplo orgulho de ser umas das instituições fundadoras e apoiadoras do Programa no Brasil, fornecendo infraestrutura e pessoal para a execução das atividades do Memória do Mundo e, ao mesmo tempo, com nominação desses dois conjuntos documentais, de importância singular. A nominação aumenta a nossa responsabilidade como instituição custodiadora e amplia a visibilidade da própria área de arquivos no Brasil. "
Na mesma cerimônia foram entregues certificados a mais oito fundos documentais, que vêm compor o painel da história e da sociedade brasileira, sendo construído nos 11 anos de atuação do Programa Memória do Mundo no Brasil. Para mais informações, acesse
aqui
.