Notícias
Avança o processo para reativação do comitê nacional do programa Memória do Mundo, da Unesco
A partir de uma mobilização protagonizada pelo Arquivo Nacional, em diálogo com a Unesco, a Secretaria-Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveu uma reunião, nesta segunda-feira (19/2), visando à recomposição do comitê do Brasil no programa Memória do Mundo, da Unesco.
Participaram da reunião, além da secretária-executiva do MGI, Cristina Kiomi Mori, e da diretora-geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto, o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Marcio Tavares dos Santos; o presidente do Iphan, Leandro Grass; o ministro do Instituto Guimarães Rosa/Ministério das Relações Exteriores (MRE), Marco Antônio Nakata; e o coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco, Adauto Cândido Soares, acompanhados de suas respectivas equipes.
O Programa Memória do Mundo (“Memory of the World” - MoW) promove a preservação e o acesso ao patrimônio documental - arquivístico e bibliográfico - da humanidade. O Comitê Nacional do Brasil (MoW Brasil) foi criado em 2004 e extinto pelo governo federal em 2019, junto com outros órgãos colegiados. No dia 19 de abril de 2023, a diretora-geral do AN recebeu o coordenador da Unesco para dar início a um diálogo, visando à reconstituição do comitê. A partir dessa reunião, uma série de encontros foi realizada, incluindo atores como o Instituto Guimarães Rosa, para que a iniciativa prosperasse. O Arquivo Nacional atuava na secretaria-executiva do MoW Brasil.
No encontro desta segunda-feira, os representantes discutiram a ampliação do comitê e a incorporação de segmentos da sociedade civil ao colegiado. Os próximos passos são a definição e a publicação do instrumento que deve formalizar a recomposição do comitê nacional.
“Estamos em um momento oportuno para recapitularmos e ampliarmos o potencial do programa no Brasil. Todo o debate em torno dos arquivos comunitários tem feito com que haja maior engajamento da sociedade com essa agenda da memória. Então estamos propondo uma retomada que permita que o programa alcance segmentos e possibilidades que ainda não tinha alcançado”, resumiu a diretora-geral do AN, Ana Flávia Magalhães Pinto.
O Brasil possui onze nominações internacionais no programa Memória do Mundo. A mais recente, anunciada pela Unesco em 27 de maio de 2023, refere-se ao acervo “Feminismo, ciência e política - O legado Bertha Lutz", uma candidatura brasileira conjunta apresentada pelo Arquivo Nacional, pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas e o Arquivo Histórico do Itamaraty. Além das nominações internacionais, houve dezenas de nominações nacionais, no âmbito do MoW Brasil, e regionais, apresentadas ao comitê da América Latina e Caribe (MoW LAC).
Também participaram da reunião, a diretora de Programa da secretaria-executiva do MGI, Anna Carolina Venturini; o coordenador de Articulação Institucional do Arquivo Nacional, Fábio Costa; o coordenador-geral de Assuntos Internacionais do MinC, Vinicius Gurtler da Rosa; a assessora de Assuntos Internacionais do Iphan, Juliana Bezerra; o chefe da Divisão de Tratamento Documental do Iphan, Carlos Thiago Teixeira; a diretora do Centro Documental do Patrimônio do Iphan, Carolina Medeiros; e a chefe da Divisão de Assuntos Multilaterais Culturais do MRE, Tatiana Carvalho Teixeira.