Notícias
Nota
Arquivo Nacional se solidariza e colabora com Arquivo Central da UFSM
O Arquivo Nacional lamenta profundamente o episódio ocorrido no Departamento do Arquivo Geral da Universidade de Santa Maria (DAG-UFSM), na última terça-feira (30/04), em função das fortes chuvas que atingem a região, e tem colaborado com a direção do órgão neste momento, visando a realização de procedimentos de mitigação de danos à documentação permanente que foi afetada.
Na tarde da própria terça-feira, o diretor-geral substituto do AN, Jean Camoleze, entrou em contato com a diretora do DAG, Debora Flores, para prestar solidariedade e manifestar apoio para a construção de soluções a partir do ocorrido. Neste momento, foi acordada a criação de um grupo de trabalho, que se reuniu nesta quarta-feira, 1º de Maio, para estruturar as primeiras ações.
Participaram da reunião, pelo AN, a diretora de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo, Gabrielle Abreu, o coordenador-geral de Processamento Técnico e Preservação, Thiago Vieira, a coordenadora de Preservação, Maria Júlia Faissol, e a coordenadora de Normatização e Orientação Técnica, Luiza Toledo Regadas Gusmão; e a diretora do DAG, acompanhada das arquivistas Aline Prade, Neiva Pavezi, Daiane Pradebon, Andressia Dias, e da técnica em Arquivo Caroline Rambo.
A diretora Debora Flores ressaltou que desde o início da operação de resgate da documentação estão sendo mobilizadas as instruções técnicas do Arquivo Nacional. No encontro desta quarta, os gestores do AN prestaram novas orientações e recomendaram ações emergenciais para o restauro dos arquivos, como o congelamento técnico, bem como o passo a passo dos procedimentos. A equipe do AN também ajudou na identificação de equipamentos e insumos que melhor podem atender a instituição nesse momento. Foram realizadas, ainda, indicações relativas ao controle de ventilação, temperatura e umidade.
De acordo com relatos da diretora, o Arquivo, localizado no subsolo do prédio da reitoria da universidade, foi invadido por um volume sem precedentes de chuvas. Nas últimas 24 horas, toda a água foi escoada, graças a rápida ação da equipe no acionamento de tanques de sucção. Além de parte do acervo, equipamentos também foram atingidos.
Uma equipe do Arquivo Nacional irá até Santa Maria, para colaborar presencialmente com as ações
Por fim, o Arquivo Nacional se sensibiliza e reconhece o esforço das equipes da UFSM, que estão trabalhando incansavelmente na recuperação da documentação, mesmo tendo a própria vida pessoal impactada pelos efeitos das chuvas no município. Parte das adversidades do DAG já puderam ser revertidos graças à agilidade nas ações de servidoras/es e colaboradoras/es.