Notícias
Arquivo Nacional recebe representantes de países africanos para encontro sobre arquivos e memória
O Arquivo Nacional promove,
em
4 de setembro, a 1ª Jornada Brasil-
P
alop
de Articulação e Cooperação entre Arquivos. O evento irá reunir representantes de instituições arquivísticas e de memória dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (
P
alop
), em programação que inclui visita técnica, reuniões internas e duas apresentações abertas ao público, às 10h e às 17h, na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro (Praça da República, 173, Centro). Haverá transmissão on-line dos debates, no canal do Youtube do AN.
O encontro é uma oportunidade para o Arquivo Nacional proporcionar ao público maior conhecimento sobre as instituições arquivísticas africanas. Ao mesmo tempo, trata-se de um espaço para debater formas de articulação e parcerias, no propósito de construir possibilidades de cooperação técnica. O objetivo é fortalecer os laços e aprofundar as discussões sobre políticas públicas de direito à história e à memória , e a partilha de soluções para a gestão de documentos e arquivos.
Na parte da manhã, às 10h, acontece a apresentação dos arquivos africanos, aberta ao público. Participam da apresentação, a diretora-geral da instituição anfitriã do encontro, Ana Flávia Magalhães Pinto, primeira mulher negra titular da direção do Arquivo Nacional em 185 anos, e os representantes das instituições de memória de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
No fim da tarde, às 17h, no mesmo local, acontece a segunda parte da programação aberta ao público (veja a programação completa ao fim do texto) , com um debate sobre as possibilidades de cooperação técnica entre arquivos , para a qual também irão participar representantes de organismos governamentais brasileiros relacionados ao tema, e a Unesco. Confira a programação completa abaixo, ou clicando aqui .
No dia anterior, logo na chegada da comitiva, irá acontecer uma recepção a o s representantes dos países africanos , pela diretoria do Arquivo Nacional, para uma visita ao Sítio Arqueológico e Histórico Cais do Valongo – Patrimônio Mundial , e ao Museu de História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB). No dia 4, além dos debates públicos, será realizada uma visita guiada às diversas áreas d a sede d o Arquivo Nacional, e uma reunião interna sobre parcerias e possíveis acordos das instituições internacionais com o órgão brasileiro.
O evento do Arquivo Nacional se conecta à o ficina que será realizada pela Unesco para os países africanos de língua oficial portuguesa e a região da América Latina e Caribe, visando preparar candidaturas eficazes para receber o r egistro i nternaciona l e r egiona l do programa Memória do Mundo ( MoW ). As atividades ocorrerão entre 4 e 6 de setembro, na Biblioteca Nacional, e também contam com o apoio do Arquivo Nacional.
PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO
10h às 12h: Mesa-redonda “Apresentação dos arquivos nacionais e instituições de memória dos Palop ”
-
Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora-geral do Arquivo Nacional do Brasil
-
Mônica Lima, coordenadora-geral de Articulação de Projetos e Internacionalização do Arquivo Nacional do Brasil
-
Djalo Iaguba , diretor da Biblioteca Pública Nacional e do Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau
-
João Pedro da Cunha Lourenço, diretor nacional para Formação de Artes e Turismo do Ministério da Cultura e Turismo de Angola
-
José Silva Évora, pesquisador do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde
-
Sergio Armando Maungue , representante do Arquivo Histórico de Moçambique
-
Papa Momar Diop , presidente do comitê africano do programa Memória do Mundo, da Unesco
-
Joel Lima, diretor do Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe
17h às 19h: Mesa-redonda “Cooperação entre arquivos nacionais: gestão de documentos e direito à memória”
-
Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora-geral do Arquivo Nacional do Brasil
-
Adauto Soares, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil
-
Conselheiro Rafael Porto Santiago Silva, da Agência Brasileira de Cooperação, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores
-
Gilmar Queiroz, representante da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev)
-
Constança de Ceita, diretora do Arquivo Histórico Nacional de Angola
-
Iaguba Djalo , diretor do Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau