Notícias
Arquivo Faz Escola especial para o Arquivo em Cartaz - quinta-feira
Publicado em
14/12/2018 16h46
O Arquivo Nacional, por meio da Equipe de Educação, recebeu nesta quinta-feira, 13 de dezembro, os alunos da ONG Ponto de Cultura – aos Pés do Santa Marta e da Fundação Darcy Ribeiro – Casa do Pequeno Jornalista para o segundo dia do Arquivo Faz Escola de dezembro. O grupo assistiu ao documentário “Filhos de João, o Admirável Mundo Novo Baiano”, de Henrique Dantas, que conta a história do grupo musical “Novos Baianos”. Após a exibição do filme, todos participaram de um bate-papo com o professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador, produtor e crítico de música e cinema, Bernardo Carvalho Oliveira.
Bernardo enfatizou a importância de assistir um filme e poder debater sobre ele e falou do enorme prazer em participar de um bate-papo sobre um documentário que tem como tema a música, sua grande paixão: “cresci numa família apaixonada pelo samba. Frequentei rodas de samba desde criança, mas gostava muito de rap e rock. Os Novos Baianos misturava muito esses ritmos. Quando eu descobri os Novos Baianos foi como descobrir uma nova possibilidade da música, não só a do entreter, que dá prazer, mas também a possibilidade de me dar uma noção dos caminhos políticos que o Brasil atravessava na década de 1970. Além disso, eles misturavam músicas ditas brasileiras autenticas, com instrumentos e ritmos que não eram exatamente brasileiros”.
O Arquivo Faz Escola deste mês está inserido no programa do Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivos, que está acontecendo nesta semana no Arquivo Nacional, tendo como tema os sessenta anos da Bossa Nova. Confira
aqui
a programação completa da quarta edição do Arquivo em Cartaz.
Texto e foto
: Equipe de Educação em Arquivos do Arquivo Nacional.