Notícias
Arquivo em Cartaz
Durante os dez dias do Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, encerrado nesta quarta-feira, foram exibidos 54 filmes nacionais e internacionais, em 33 sessões de cinema. O evento celebrou os 100 anos do samba com exposição, oficinas e debates em três espaços – Arquivo Nacional, Espaço Cultural BNDES e Cine Arte UFF.
Foram 11 vencedores da mostra competitiva, que premia longas, médias e curtas metragens que utilizem ao menos 30% de imagens de arquivo em suas produções. Os homenageados neste ano foram o ator, diretor e produtor musical Haroldo Costa e o fotógrafo, montador e conservador Chico Moreira.
O festival também ofereceu uma oficina de produção de vídeo, com a utilização de imagens do acervo do Arquivo Nacional, ministrada pelo cineasta Joel Pizzini, oficinas técnicas com profissionais de processamento e conservação de fotografias, documentos fotográficos, sonoros e filmes, e o workshop Pesquisa em Arquivos, ministrado por Laura Tusi, professora de História da Mídia da universidade de Buenos Aires.
O coordenador-geral de Processamento e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional, Mauro Domingues, destaca o sucesso do Arquivo em Cartaz 2016. "Esta edição foi marcada pela consolidação do festival e é fácil perceber o destaque do evento no cenário nacional e internacional. Que venha a edição 2017!", afirmou.
O Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo tem como objetivo colocar em destaque o uso e a importância dos acervos fílmicos e a conservação e difusão do audiovisual para a preservação e construção da memória nacional.
ASCOM
17 de novembro de 2016