Notícias
Assista ao debate sobre preservação e acesso a acervos de memória política e social
O Arquivo Nacional promoveu, no dia 09/10, o evento "Informação sob controle: ações de preservação e acesso a acervos de memória política e social sob a guarda do Arquivo Nacional". Durante todo o dia, o debate reuniu especialistas e estudiosos no auditório da instituição.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN) e o BNDES. O evento abordou a importância dos acervos da instituição que passaram por tratamentos técnicos de preservação e acesso, com o apoio do BNDES, como o conjunto de negativos fotográficos da Agência Nacional, o acervo do Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP) e o acervo de Obras Raras do Arquivo Nacional.
A abertura foi realizada pelo diretor-geral substituto do Arquivo Nacional, Diego Barbosa, pela professora Ismênia Lima Martins, presidente da Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN) e por Marcelo Goldenstein, do Departamento de Economia da Cultura do BNDES.
A mesa "Informação sob controle: o acervo fotográfico da Agência Nacional” teve a mediação de Antônio Laurindo, supervisor da Área de Imagens em Movimento do Arquivo Nacional, e a participação de Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional, que falou sobre Fotografias de governo; Thiago Mourelle, supervisor de Pesquisa para Difusão do Acervo do Arquivo Nacional, que abordou o acervo da Agência Nacional e o Governo Vargas; e Sergio Miranda de Lima, supervisor de Documentos Iconográficos do Arquivo Nacional, que detalhou o processo de processamento técnico dos negativos fotográficos da Agência Nacional. Assista ao vídeo:
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/videos/1494487483978458/
Durante o período da tarde, a mesa "Informação sob controle: as censuras de diversões públicas" teve a mediação de Carolina de Oliveira, coordenadora de Documentos Escritos do Arquivo Nacional, e a participação de Sátiro Ferreira Nunes, supervisor da Equipe de Documentos do Executivo e Legislativo do Arquivo Nacional, que analisou a atuação administrativa, política e social do Serviço de Censura de Diversões Públicas e da Divisão de Censura e de Diversões Públicas; e Vicente Arruda Câmara, do Memórias Reveladas/Arquivo Nacional, que abordou o acesso aos documentos da Ditadura de 1964 no Brasil. Assista ao debate por aqui:
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/videos/1501638766596663/
A mesa de encerramento, "Informação sob controle: acervo de Obras Raras do Arquivo Nacional", foi mediada por Leonardo Augusto Silva Fontes, coordenador Substituto de Pesquisa, Educação e Difusão do Acervo do Arquivo Nacional e contou com a participação da professora Tânia Bessone (UERJ), que falou sobre a História do livro e das bibliotecas; e Alexandra Werneck, coordenadora de Consultas ao Acervo do Arquivo Nacional, que apresentou as obras raras da Biblioteca Maria Beatriz Nascimento. O público presente participou de todo o evento com comentários e perguntas, que foram respondidas pelos especialistas. Assista ao debate:
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil/videos/1501693249924548/
ASCOM-Assessoria de Comunicação Social
Visite nossas redes sociais:
Twitter -
https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook -
https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest -
https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram -
https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube -
https://www.youtube.com/channel/UCcB7XUfJLfmtXx5KRKWAwCg
SoundCloud -
https://soundcloud.com/arquivo-nacional
Flickr -
https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/
Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse:
http://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html