Notícias
AN faz reunião com Arquivo Nacional do Reino Unido
Publicado em
27/11/2020 10h34
Atualizado em
27/11/2020 10h46
O Arquivo Nacional do Brasil e o Arquivo Nacional do Reino Unido (The National Archives) realizaram, nesta última quarta-feira, dia 25 de novembro de 2020, videoconferência com o objetivo de dar início à cooperação entre ambas as instituições.
A reunião permitiu o compartilhamento de experiências em relação aos desafios contemporâneos da área de arquivos e contou com a presença da diretora-geral do Arquivo Nacional do Brasil, Neide De Sordi, e do diretor de assuntos digitais John Sheridan, do Arquivo Nacional do Reino Unido.
Na reunião foram abordados temas relativos à política de dados abertos, ao acesso público a informações, à avaliação e seleção de documentos, ao recolhimento de acervos digitais, sites da Internet (web archiving) e bases de dados (database archiving), ao controle intelectual de acervos e, ainda, a medidas que possam garantir a integridade e confiabilidade de informações.
Durante a reunião, foi acordada a realização, em 2021, de reuniões específicas sobre cada ponto discutido, bem como a organização de conferência virtual (webinar) entre ambas as instituições.
Também participaram da reunião, pelo lado brasileiro, Aluf Elias (coordenadora-geral de processamento e preservação do acervo), Larissa Costa (coordenadora-regional no Distrito-Federal), Luana Sales (coordenadora-geral de acesso e difusão do acervo), Mariana Meirelles (coordenadora-geral de gestão de documentos), Tiago César da Silva (coordenador de preservação do acervo), Bruno da Silva (supervisor de desenvolvimento da Coordenação de Tecnologia da Informação), Sergio Miranda de Lima (assessor para assuntos internacionais) e Vicente Rodrigues, do gabinete da direção-geral.
Completaram a reunião, como representantes do Arquivo Nacional do Reino Unido, Malcolm Todd, chefe de políticas, Jone Garmendia, chefe de catalogação, taxonomia e informações, Nicki Welch, chefe de cooperação intergovenamental e Guy Grannum, chefe de desenvolvimento de sistemas.
Para a diretora-geral do Arquivo Nacional do Brasil, Neide De Sordi, a cooperação com o The National Archives “traz inúmeras oportunidades para a implantação de soluções tecnológicas modernas, transparentes e econômicas, que tem como foco a prestação de serviços à sociedade e ao Estado”.