Notícias
Ações Educativas na Exposição "Olhares Cruzados"
O Arquivo nacional tem recebido diversas escolas públicas para participar de ações educativas do Projeto "Olhares Cruzados”. Ao todo serão 16 escolas com a oportunidade de conhecer a exposição na instituição com cliques exclusivos do cotidiano em Toronto, retratado pela fotógrafa brasileira Ana Rodrigues, e no Rio de Janeiro, registrados pelo fotógrafo canadense Robert DiVito.
"Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas" é composta por uma centena de imagens que mostram os cenários brasileiro e canadense com um olhar diferenciado dos fotógrafos. A visita guiada é realizada pela Equipe de Educação da instituição e é feito também um trabalho em conjunto com as crianças que resulta em uma exposição paralela, na qual eles são os próprios autores.
A fotógrafa brasileira Ana Rodrigues também esteve presente em algumas visitas e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Equipe de Educação em Arquivos do Arquivo Nacional. “O trabalho que a instituição está fazendo é muito mais que mostrar uma exposição. Então, a possibilidade que a gente tem de conversar com essas crianças, não só sobre as cidades, mas contar como foi o processo é muito enriquecedor. Escutar o que elas têm a falar, os olhares em cima das nossas fotos é algo que agrada muito ao meu trabalho. A gente não está só dando, é uma troca. A gente dá e recebe delas de uma forma muito intensa e acho que o Arquivo Nacional fez um dos trabalhos mais incríveis que eu já vi de monitoria de exposição.”
Segundo o fotógrafo canadense Robert DiVito, que também esteve presente e pode interagir com os alunos, é muito gratificante ver uma reação emotiva de uma criança ao ver uma imagem sua. "Meu anseio é inspirar algum tipo de emoção e instigar conversas. Uma foto pode trazer conversas e, assim, talvez ter algum impacto social. Então, quando eu estou cercado de crianças e vejo-as reagir às imagens e tenho a oportunidade de conversar com elas sobre o que elas estão vendo, é minha maior alegria. Eu não posso pedir mais que isso como fotógrafo."
O projeto "Olhares Cruzados" é uma iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) em parceria com os Consulados do Brasil no Canadá e Consulados do Canadá no Brasil que já está em sua quarta edição.
Visite o Arquivo Nacional e confira a exposição! A entrada é gratuita e o salão de exposições fica aberto ao público de segunda a sexta, das 10h às 17h.
Clique aqui para acessar o site “Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas" com mais informações sobre o projeto.
Clique aqui para ver o cronograma das escolas públicas já agendadas.