Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Nesta seção você pode conhecer como o Arquivo Nacional direciona sua estratégia e sua governança para geração de valor e alcance de resultados em benefício da sociedade brasileira.
Notícias
Diretora-geral defende a interlocução dos arquivos com outras áreas da administração
O novo planejamento define como missão do órgão “garantir à sociedade e ao Estado o direito constitucional à informação, por meio de acesso aos documentos da Administração Pública Federal, contribuindo para a inovação e o fortalecimento das capacidades do Estado”. São elencados seis objetivos estratégicos para o período, que serão desdobrados em iniciativas e entregas a serem realizados até 2027.
Nações de Língua Oficial Portuguesa na África reúnem-se no Rio para intercâmbio com a instituição e a Unesco
Primeiro modelo de maturidade com foco na gestão dos documentos da administração pública. A população de teste inclui órgãos como o Ministério da Saúde e a Divisão de Protocolo e Arquivo do próprio AN.
A Biblioteca Digital do Arquivo Nacional (BDAN) é uma plataforma voltada para a preservação, indexação e acesso aos documentos bibliográficos digitais publicados e produzidos pela instituição.
Levantamentos demonstram a situação arquivística e a maturidade da gestão nos órgãos da administração federal
A vistoria teve como propósito verificar as condições do complexo arquitetônico local após o início das chuvas e certificar que os protocolos para prevenção de problemas decorrentes dos efeitos climáticos adversos foram implementados.
Reportagem publicada no site oficial da presidência brasileira do G20, fórum que reúne as maiores economias do planeta, exalta a agenda de fortalecimento dos arquivos comunitários e o recente acordo assinado entre o Arquivo Nacional e o PNUD, para fortalecimento da Política Nacional de Arquivos, incluindo ações voltadas aos arquivos comunitários.
O objetivo do grupo será contribuir para o reconhecimento e melhor dimensionamento da realidade dos arquivos comunitários na América Latina, tornando melhor compreendidas suas características e suas práticas de gestão documental e promoção dos Direitos Humanos.
O encontro teve o objetivo de definir os próximos encaminhamentos do desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento Arquivístico de Documentos (SIGAD), que será distribuído aos órgãos e entidades do Poder Executivo federal.
A ação foi desenhada em diálogo com a Assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O objetivo foi incentivar o estabelecimento de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da gestão pública, por meio da gestão de documentos, do acesso à informação e da proteção da soberania do Estado brasileiro sobre o patrimônio documental nacional.
Direção-Geral do Arquivo faz parte da programação junto ao Dataprev
Comitê Interno de Governança será dedicado ao acompanhamento das ações de planejamento estratégico e outras ações táticas importantes para a entidade
Rede mundial conecta sítios históricos, arquivos, museus e instituições de memória desde 1999; cerimônia de apresentação dos novos membros ocorrerá no dia 15/10
O encontro ocorreu no Salão Nobre do ministério, em Brasília, e contou com a presença de 42 representações titulares e suplentes das Sub-Comissões de Coordenação do Siga de órgãos setoriais.
Na ocasião, foi entregue o certificado de Inscrição do Acervo Documental “ Feminismo, ciência e política - o legado de Bertha Lutz”, no Memória do Mundo Internacional
Dentro dos compromissos está o intercâmbio de conhecimentos em matéria de gestão, conservação, preservação e difusão do patrimônio documental das distintas expressões culturais e saberes que conformam o tecido das identidades nacionais
Instituição possui o segundo maior acervo de audiovisual do país, com cerca de 40 mil latas de película cinematográfica e 4 mil fitas videomagnéticas