Conselho de Usuários
O Conselho de Usuários de Serviços Públicos é um canal que conecta os usuários dos serviços públicos aos gestores responsáveis pelos serviços, uma nova forma de participação direta dos usuários no acompanhamento da prestação e avaliação dos serviços públicos. Gestor, Ouvidor e Conselheiros são atores essenciais para fazer funcionar um Modelo de Avaliação de Qualidade de Serviços com o uso do Conselho de Usuários, visto que correspondem a formuladores, avaliadores e usuários de um serviço, respectivamente.
Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços de forma totalmente virtual, voluntária e não remunerada. Periodicamente, a Anvisa enviará consultas acerca dos serviços públicos por ela prestados, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado dessas enquetes deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.
Como se voluntariar
Ao acessar a Plataforma Virtual, o interessado deverá selecionar o ícone “Tornar-se Conselheiro” e, em seguida, escolher “Anvisa ou apenas um serviço público”. Em seguida, é só clicar no ícone “Tornar-se Conselheiro” para confirmar.